» » » » » » Camaçari realiza mais um Dia D de vacinação contra a Covid-19

Siga-nos no instagram @tvconexao33


A família toda protegida! Esse foi o sentimento da educadora Cleide Almirante na manhã deste sábado (3/12), ao comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) da Gleba B, junto com o marido Fernando Oliveira, e o filho de 6 anos, Eliabe Almirante, para se imunizarem em mais um Dia D de vacinação contra a Covid-19, promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau).
 
“Para minha família é muito importante tomar a vacina, principalmente a gente que trabalha na área de educação, tanto tem que estar protegido como tem que proteger as pessoas que estão ao nosso redor”, disse Cleide, que teve a fala completada pelo filho, “eu quero tomar logo a vacina para não ficar com o vírus”. Quem também tomou a vacina no Dia D, foi Maria Júlia, de 3 anos, que junto com a sua mãe, Fernanda Cruz, tomou a primeira dose. “Para mim, a vacina é vital. É a forma de controlar a doença. E vacinar a minha filha é muito importante”, disse a mãe da criança.

Com o objetivo de aumentar o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Camaçari, cinco unidades de saúde da sede, as USFs Nova Aliança, Gleba B, Novo Horizonte e Burissatuba, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Camaçari de Dentro; e mais quatro na costa, as USFs Vila de Abrantes, Fonte das Águas, Monte Gordo e Barra do Pojuca, ofertaram vacina para a população que estava com o esquema vacinal atrasado.

De acordo com o secretário da saúde, Elias Natan, é imprescindível o Dia D da vacinação, haja vista o aumento considerado de casos positivos para a doença. “Se faz necessário as medidas preventivas, como o uso das máscaras, e, principalmente, atualizar a vacinação contra a Covid. Temos que convocar a população, pois percebemos, pelos números, que a segunda dose de reforço e a terceira estão com números muito baixos, por isso é importante que a população possa comparecer às unidades de saúde”, ressaltou o gestor da Sesau.
 
Para Tatiane Pires, coordenadora do Distrito Sanitário Sede, só com o esquema vacinal completo é que o paciente vai ter imunidade para se proteger do vírus. “A gente convoca a população para comparecer às unidades de saúde  e se vacinar, porque a gente entende que a vacina é capaz de combater essa pandemia”, afirmou.
 
Dados da Vigilância Epidemiológica da Sesau informam que 72% da população tomou a primeira dose (D1), e que 84% recebeu a segunda (D2) ou a dose única (DU), que equivale a duas doses. Os números ficam preocupantes quando partem para os reforços. Na população de 12 anos acima, apenas 54% foi imunizado com o 1ª reforço (3ª dose), enquanto que só 18,9% tomou o segundo (4ª dose), completando o esquema vacinal.

A vacina contra a Covid-19, continua sendo aplicada em todas as unidades de saúde do município.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga