» » » Sintomas das varizes podem piorar durante o verão; saiba como lidar com a doença


 

Com mais de 2 milhões de casos diagnosticados no Brasil, as varizes provocam veias dilatadas, geralmente nas pernas e nos pés. Elas podem provocar dor e desconforto, e a condição tende a se agravar com o calor excessivo do verão. Além disso, as varizes podem e até indicar um problema circulatório mais sério.

 

Um homem de 31 anos foi preso por receptação de veículos e adulteração de placas de identificação na madrugada deste sábado (24/12), no bairro do Uruguai, em Salvador. A ação é parte das investigações a respeito da tentativa de roubo ao prefeito de Camaçari, Elinaldo (União), que já resultou em duas outras prisões. O prefeito foi vítima de um atentado a tiros no dia 11 novembro.

 

Os policiais realizaram campana em frente à residência de um investigado, com quem foi encontrado um Gol. A equipe percebeu adulterações e descobriu uma restrição de roubo no automóvel, que não estava com a placa original. O suspeito indicou outro carro roubado a alguns metros de sua casa, com outro homem.

 

O professor de medicina e cirurgião vascular Denes Marques de Figueiredo deu mais detalhes sobre o problema de saúde.

 

As varizes possuem calibres variados, mas isso só pode ser confirmado pelo médico. Dentre os sintomas mais comuns estão: dormência, dor, inchaço, cansaço e sensação de peso nas pernas. "A consulta pode evitar complicações graves por meio de um diagnóstico apontado ainda no início. No calor, a atenção deve ser redobrada, evitando banhos muito quentes e apostar na aplicação de cremes, gel e loções para aliviar o desconforto com os sintomas".

Estudos indicam que varizes são mais frequentes em mulheres que estão entre os 20 e 50 anos, mas podem surgir e agravar em qualquer idade. No entanto, o problema também atinge os homens.

Dentre os fatores que contribuem para o surgimento das varizes estão: obesidade, longas horas em pé ou sentado, falta de atividade física, envelhecimento, alterações hormonais, uso de anticoncepcionais, número de gravidezes, além da herança genética. As complicações mais graves da doença incluem tromboflebites, dermatite ocre (manchas de cor marrom que surgem nas pernas), sangramento (por ruptura do vaso) e feridas venosas (úlcera varicosa).

 

A condição não tem cura, mas tem controle e tratamento. Possui caráter hereditário, por isso, não existem medidas muito eficazes na prevenção, mas recomenda-se evitar passar longas horas em pé, repousar, manter as pernas elevadas e água fria para aliviar os sintomas das varizes. A consulta ao médico especialista é essencial para início imediato de tratamento, que pode ser medicamentoso e até cirúrgico. Também são analisadas a adoção de meias de compressão e outras medidas para alívio do desconforto.

Quando não há eficácia nos tratamentos não invasivos, a cirurgia pode ser indicada. São vários os tipos de procedimentos que vão desde a aplicação de injeções, cirurgia a laser, radiofrequência, microcirurgia de varizes e até a remoção da veia safena em casos mais graves. 

 



Siga-nos no instagram @tvconexao33

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga