» » Mais de 293 mil novos negócios foram abertos no Brasil em outubro, aponta Serasa Experian

Siga-nos no instagram @tvconexao33

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, durante o mês de outubro, 293.371 empresas foram criadas no Brasil, sendo 7 em cada 10 (219.154) registradas como Microempreendedores Individuais (MEIs). Dentre as regiões do país, a Sudeste liderou o total de aberturas com 149.075 novos negócios. Confira nos gráficos e tabela abaixo os dados completos:





No comparativo anual, considerando o mesmo mês de 2021, o cenário nacional apresentou uma queda de 9,9%, menor número desde maio de 2020, assim como os MEIs e as Empresas Individuais (-12,3% e -20,5%, respectivamente). Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “essa retração acompanha as contínuas baixas na taxa de desemprego no país, que, em outubro, chegou a 8,3%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a geração de mais empregos, temos uma diminuição no empreendedorismo por necessidade”.


Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian e Sebrae ajudam MPEs na jornada do empreendedorismo

A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a plataforma “Aprenda”, que tem o objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site oficial, clicando aqui.


Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga