» » Robôs aceleram desenvolvimento da indústria automobilística, mas devem ser empregados com segurança

Siga-nos no instagram @tvconexao33

 

Especialista da Rayflex destaca solução tecnológica que garante segurança aos colaboradores sem deixar a alta performance de lado

A indústria automotiva foi uma das primeiras a empregar robôs de forma intensiva nas linhas de produção. Quando se fala neles, logo vem à mente enormes braços que são utilizados para transportar, encaixar e soldar peças com movimentos sincronizados. Porém, as tarefas desempenhadas por estas máquinas vão muito além das ligadas à produção. A indústria 4.0 é pautada em automatizações e inteligências artificiais e diversos segmentos são beneficiados por ela. 

No Brasil, o uso de robôs teve aumento de 3% desde 2015. Segundo o ‘2021 World Robot Report’ divulgado pela Federação Internacional de Robótica (IFR). Além disso, o uso de tecnologia é considerado um mercado emergente na América Latina. Com intuito de aumentar a eficiência e produtividade de processos, Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, maior referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria, destaca a utilização de um recurso que contribui para melhoria de processos internos, como a Janela de Segurança. 

“Este equipamento tem o objetivo de restringir o acesso de pessoas durante a movimentação de máquinas, além de serem projetadas para ilimitadas aberturas e fechamentos, o que garante segurança tanto ao colaborador quanto aos equipamentos. Ideais para os mais diversos ambientes, as soluções possuem interface com cortinas e scanner do local e integração com os controladores existentes e são feitas sob medida e de acordo com cada necessidade”, explica a executiva.

 

Com o uso de robôs na indústria automobilística, todo o processo na linha de produção ficou mais preciso e aperfeiçoado. No entanto, o contato direto do colaborador com os robôs, quando os mesmos estão em funcionamento, pode causar ferimentos graves, como queimaduras, choques e até fraturas. “Com o principal objetivo de restringir o acesso de pessoas durante a movimentação de máquinas, as janelas de segurança são projetadas para ilimitadas aberturas e fechamentos, garantindo a segurança do funcionário”, comenta Giordania.

Utilizar novas tecnologias em indústrias geralmente traz redução de custos e melhora significativa na produção. Com o avanço na tecnologia, os dispositivos de segurança serão integrados e irão garantir agilidade e alta economia nos gastos. “A robótica, pode ser considerada uma tecnologia que apoia a segurança no ambiente de trabalho, pois automatiza processos e a movimentação no ambiente fica mais segura”, conclui a CEO.

Sobre a Rayflex

 

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga