» » » Seduc disponibilizará polos para inscrições do Encceja

A Secretaria da Educação (Seduc), com o objetivo de auxiliar as pessoas interessadas em continuar seus estudos e não possuem acesso à internet, disponibilizará no período de 20 a 31 de maio, nove polos de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que será realizado neste período. O cadastro é feito de forma online através do link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. A prova será no dia 25 de agosto, tanto para os que buscam a certificação para nível fundamental quanto para nível médio.

Os polos funcionarão em escolas da rede municipal. São elas: Colégio São Tomaz de Cantuária, no centro; Escola Municipal Maria José de Mattos, na Gleba B; Alberto Ferreira Brandão, Gleba H; Anísio Teixeira, na Gleba E; Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho, no Parque das Mangabas; Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe; além dos centros educacionais Marques de Abrantes, em Vila de Abrantes, Darcy Ribeiro, em Jacuípe, e de Barra do Pojuca, na localidade de igual nome. O atendimento será das9h às 11h e das 14h às 16h.

Cada polo será responsável por atender as comunidades onde estão inseridas, bem como as do entorno. Os jovens devem ir munidos de documentos pessoais como RG, CPF, e-mail, telefone para contato e endereço residencial. Os menores de idade deverão se apresentar acompanhados dos pais ou responsáveis. Aproximadamente 35 profissionais estão envolvidos na ação, entre diretores pedagógicos, gerentes, coordenadores regionais, gestores e monitores de informática.

A gestora da Seduc, Neurilene Martins, explica que o apoio no processo de inscrição para o Encceja é uma forma de motivar adolescentes e adultos a seguirem seus estudos. “Justamente por acreditar que os nossos jovens se dedicam e se preparam para fazer o exame é que estamos oferecendo suporte durante a inscrição e vamos realizar uma série de eventos que os ajudem na realização da prova”, explicou a secretária, ao citar que no dia 18 de junho ocorrerá o Mais e Melhor Encceja, que trará orientações sobre a avaliação, e os Aulões do Encceja, que serão realizados nos dias 10 e 24 de julho, o primeiro com técnicas de redação e o segundo com explicações sobre como fazer uma boa prova. As datas, locais e horários das ações serão posteriormente confirmadas.

O Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Quem busca a certificação do ensino fundamental deve ter, no mínimo, 15 anos, e para nível médio, 18.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. O Exame é aplicado pelo Inep e a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para os ensinos fundamental e médio. As avaliações são aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e Redação.

As provas do fundamental avaliam as seguintes áreas de conhecimento: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. Já as do ensino médio trarão questões de ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências humanas e suas tecnologias.  Foto: Tiago Pacheco

Agência de Noticias PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga