» » Papa Francisco recebe terço de ouro e imagem em homenagem à futura santa Dulce dos Pobres

Crédito da Foto: divulgação/OSID
O Papa será presenteado com uma imagem e um terço em homenagem à futura santa Dulce dos Pobres, que será canonizada no domingo (13/10). As peças foram criadas pelas mãos de duas mulheres, ambas empresárias e devotas de Irmã Dulce.
Embora não se conheçam, Florbela da Conceição Carvalho Lima e Maria das Dores Pinheiro Sena passaram as últimas semanas dedicadas à criação de objetos que carregam um tanto de sua arte e muito de sua fé com o mesmo propósito: homenagear o Anjo Bom da Bahia.
De acordo com as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o terço criado por Maria das Dores é uma joia feita em ouro 18 quilates, com topázios azuis lapidados, um crucifixo e uma medalhinha de Irmã Dulce. “É uma peça delicada e tem a cor que ela gostava. Eu quis fazer esta homenagem, pois, por tudo o que fez pelos mais carentes, a nossa santa merece ser coberta com todas as preciosidades da vida”, diz Maria, revelando sua “felicidade de saber que o terço será abençoado pelo Papa”.
A empresária mineira conheceu a Mãe dos Pobres, quando veio morar em Salvador, na década de 1970. Ela e o marido, João, costumavam oferecer doações às Obras, sempre “recebidas com carinho” pela freira. “Lembro-me de ter doado alguns lençóis que eu mesma costurei, acreditando que a caridade faz mais sentido quando feita com nossas próprias mãos”, conta. 
Foram também os valores simbolizados pelo Anjo Bom da Bahia que inspiraram Florbela Lima em sua intervenção artístico na imagem da freira baiana. É como se cada pérola que cobre a escultura de gesso de 30 centímetros representasse uma das ações da freira ao longo de quase seis décadas dedicadas ao acolhimento dos mais pobres entre os pobres. A empresária que nasceu em Angola e vive na Bahia, não chegou a conhecer Irmã Dulce pessoalmente, contudo, desde o primeiro contato com as Obras Sociais vem apreendendo o significado do legado de amor da Mãe dos Pobres.
Atendendo a uma solicitação da cunhada fez a primeira imagem de Irmã Dulce, anos atrás. Optou por trabalhar com a mesma técnica – a aplicação de meia pérola sobre a escultura – mas inovou usando cor: o azul e o preto do hábito icônico da freira. Depois dessa, vieram muitas outras encomendas, incluindo a peça de 80 centímetros que pode ser vista na recepção da Unidade de Oncologia da instituição. “Quando terminei esse trabalho fiquei com a imagem em minha casa durante uma semana para ter um tempo de contemplar e fazer meus pedidos”, conta.
Canonização
As cadeiras e o palco já estão sendo montados na Praça São Pedro, no Vaticano, para a canonização de Irmã Dulce, que se tornará Santa Dulce dos Pobres neste domingo (13/10). O evento será exibid0 ao vivo pela TV aratu, começando às 2h30 e seguindo até às 6h, em uma edição especial, sem intervalos, do programa Liga da Madruga, que será comandado por Jean Mendes e Matheus Carvalho. Diretamente do Vaticano, o enviado especial Chico Lopes mostra todos os detalhes do evento é histórico. 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga