» » 2º Encontro de Prefeitos da RMS acontece em Simões Filho

 Entre as deliberações e encaminhamentos do 2º Encontro de Prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizado na cidade de Simões Filho, na tarde desta quinta-feira (9/7), ficou determinado que será apresentado, ao governador da Bahia, Rui Costa, a proposta de disponibilizar os 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano, que será inaugurado, em breve, em Lauro de Freitas, para acolhimento dos pacientes em estado grave do novo coronavírus.
Desta forma, serão ampliadas a oferta de leitos de UTI em toda a RMS, que no momento encontra-se com a taxa de ocupação em 80%. O recomendado no plano de retomada do comércio para a região é que esse percentual esteja em, pelo menos, 75%. O próximo encontro dos prefeitos, com o governador, irá acontecer nesta sexta-feira (10/7), por meio de videoconferência.
 Camaçari é a única cidade da RMS a ter leitos próprios de UTI para Covid-19. Na avaliação do prefeito Elinaldo Araújo, “o encontro foi bastante satisfatório. Com a disponibilização dos 80 leitos, que seriam bancados em parceria com as prefeituras, teríamos uma tranquilidade maior em implantar a primeira fase do protocolo de retomada da economia de forma segura”, pontuou.
Durante a reunião, o prefeito ainda declarou que “quando idealizei o comitê dos prefeitos da RMS, para o enfrentamento ao coronavírus, tinha muito nítido na minha cabeça que era fundamental tomarmos decisões unificadas, pois dessa forma conseguiríamos controlar o avanço desenfreado da doença na nossa região. Fico muito feliz em ver que as ações estão surtindo efeito e estamos conseguindo alcançar os nossos objetivos”.
Além dos prefeitos da RMS, secretários da Saúde e do Desenvolvimento Econômico da respectiva região participaram do encontro. A contribuição deles foi no sentido de analisar os dados acerca do cenário epidemiológico e econômico das cidades para contribuir com as medidas sanitárias e do plano de reabertura do comércio de forma unificada.

O comitê foi idealizado pelo prefeito Elinaldo Araújo com intuito de discutir e alinhar medidas de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus para as cidades da região.
O 1º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da RMS aconteceu no dia 2 de julho, na Prefeitura de Camaçari, e contou com a participação do secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. No dia seguinte, 3 de julho, o governador da Bahia, Rui Costa, se reuniu, de maneira virtual, com os prefeitos das cidades que compõem a região. Na oportunidade, foram repassadas as demandas dos representantes dos municípios e foram traçadas estratégias com o propósito de combater, de forma conjunta, à disseminação da Covid-19. Entre as determinações, no dia 5 de julho foi estabelecido o toque de recolher em todas as cidades que compõem o comitê e segue até o dia 12 de julho.

Ainda participaram do encontro, os gestores de Simões Filho, Diógenes Tolentino; de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; de Madre de Deus, Jaílton Santana; de São Sebastião do Passé, Breno Moreira; e o vice-prefeito de São Francisco do Conde, Carlos Alberto Cruz. Os cinco demais prefeitos que compõem a região, mandaram representantes.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga