» » Após cinco anos suspensa, mineração de urânio é reativada no sudoeste da Bahia

Material será extraído por mineradora vinculada ao Ministério de Minas e Energia e encaminhado ao Rio de Janeiro para enriquecimento. Órgão pretende tornar país autossuficiente em urânio em 2022.

Foto: Reprodução

A mineração de urânio será retomada na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, após cinco anos em inatividade. A autorização para exploração do material foi oficializada em cerimônia na terça-feira (1º), que contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e outras autoridades.

O mineral extraído em Caetité serve de combustível para as usinas nucleares de Angra dos Reis e será enviado para enriquecimento na unidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Resende, no Rio de Janeiro. A mineração ocorrerá na Mina do Engenho.

Os trabalhos serão realizados pela INB, que afirmou a proposta de tornar o Brasil autossuficiente exportador no concentrado de urânio. De acordo com a assessoria da empresa, a meta é alcançar 260 toneladas de urânio no Brasil em 2022.

Em janeiro de 2019, mesmo com a exploração suspensa em Caetité, a mineradora foi condenada a pagar R$ 100 mil por discriminação na segurança dos funcionários na cidade.trbn


About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga