» » Festejos em homenagem à Iemanjá são cancelados em toda a Costa

As águas salgadas de Arembepe, Jauá e Itacimirim não receberão as flores, perfumes e ornamentos que tradicionalmente são oferecidos à Iemanjá - rainha do mar-, no dia 2 de fevereiro. Este ano, devido a pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos e as comissões organizadoras dos presentes, não irão realizar o evento que é tradição nas localidades.

Em Arembepe, a tradicional festa dará lugar a uma celebração mais intimista, realizada apenas por seis membros da comissão organizadora. “Com certeza a decisão foi muito acertada, não podemos vacilar, afinal, o vírus ainda está circulando e causando muitas perdas. Apesar de celebrado de forma intimista, Iemanjá não deixará de receber sua oferenda”, diz o coordenador de Eventos, Luiz Mário.

A decisão é apoiada pelos organizadores do Presente de Iemanjá de Dona Lindaura. “Nós temos consciência do cuidado que está sendo tomado pela nossa gestão, até porque, é uma determinação que também vem do Governo. Faremos só a entrega do presente de forma íntima, apenas para não deixar de reverenciar a orixá”, diz Rosana Almeida, integrante da diretoria do Presente de Iemanjá de D. Lindaura.

Além do presente de Janaína, como também é chamada a divindade, o pequeno grupo também levará outro presente para o alto mar. "Iremos presentear Marujo, que também mora nas águas salgadas. Levaremos tudo que ele gosta, no mesmo barco que levará os mimos de Iemanjá. Só faremos mesmo a nossa obrigação religiosa”, reforça Rosana.

Para evitar que a determinação seja descumprida, a prefeitura se encarregará de fiscalizar todas as praias, para garantir que as pessoas cumpram a determinação. “A recomendação serve para toda a costa da nossa cidade. Infelizmente é uma medida necessária, não podemos vacilar com a Covid. É uma ação dolorosa, para que no próximo ano, quem sabe, possamos celebrar a data juntos”, finaliza Luiz Mário.

Iemanjá

No Candomblé, Iemanjá tem diversos nomes: Mãe d'Água, Janaína, Inaê, Ísis, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Sereia do Mar e Rainha do Mar.

Festa no Mar

O festejo em homenagem à Inaê, nas águas de Arembepe, acontece há 49 anos. Fundado pela moradora local, Dona Lindaura, e os pescadores da região, a data sempre foi motivo de muita alegria para turistas e habitantes do local.

Inicialmente o evento foi batizado como ‘Presente de Iemanjá’. No entanto, com o falecimento da principal organizadora da festa, Dona Lindaura, em 2017, a comunidade resolveu homenageá-la e inseriu seu nome no evento, que passou a ser ‘Presente de Iemanjá de Dona Lindaura’.


Foto: Ascom/PMC

Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga