» » Reunião resulta em prorrogação de medidas de combate à Covid-19

Preocupado em conter o avanço do número de casos ativos da Covid-19 na cidade e minimizar os impactos causados pela crise sanitária do novo coronavírus, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, participou, nesta sexta-feira (19/3), do 5º encontro por videoconferência com o governador da Bahia, Rui Costa, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e gestores de cinco cidades da Região Metropolitana. O encontro, que teve como propósito tomar decisões de maneira coletiva para o combate à doença, foi dividido em dois momentos. Inicialmente, apenas entre os prefeitos, e após, com a presença do chefe do Poder Executivo estadual

Na oportunidade, cada gestor municipal apresentou um balanço dos resultados das medidas de enfrentamento à pandemia, considerando a realidade de cada município e o Estado da Bahia, assim como, o boletim epidemiológico e os índices de ocupação dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas redes pública e privada de saúde, além das propostas para a reabertura do comércio e o protocolo unificado para a retomada das atividades econômicas.

 

"Temos vivenciado momentos difíceis e neste mês completamos um ano de pandemia. Não tem sido fácil ter que lidar com toda essa situação, mas permaneço focado no enfrentamento ao vírus. Com o esforço coletivo de todos os gestores públicos, estamos abrindo mais leitos e diminuindo a fila da regulação e, consequentemente, salvando vidas”, compartilhou o prefeito Elinaldo.

 

Durante o encontro, ficou acordado entre o governador Rui Costa e os demais prefeitos, que o comércio continuará fechado até a próxima segunda-feira (29/3). Também haverá medidas mais restritivas nos supermercados, fechando os corredores que contenham produtos não essenciais, a exemplo de eletrodomésticos, eletrônicos e vestuários. Permanece proibida a venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana. O horário do toque de recolher será antecipado, passando de 20h para 18h até as 5h da manhã. Todas as medidas valerão a partir de segunda (22/3) até 29 de março.

 

Para o governador Rui Costa, com as medidas restritivas o Estado tem obtido resultados significativos. “É importante sinalizar que as medidas restritivas têm apresentado bons resultados. Nós estamos derrubando lentamente a contaminação, prova disso é a redução de 200 pessoas na fila de espera por um leito, quando o número anterior era de 500 pessoas”, pontuou Rui.

O governador também acrescentou na reunião que se os números de casos ativos permanecerem altos, pretende suspender no feriado da Semana Santa o transporte público coletivo e o funcionamento do sistema Ferry Boat para evitar, ao máximo, a circulação de pessoas.

Mais detalhes sobre as decisões estarão no decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) neste sábado (20/3). Participaram do encontro, os gestores das cidades de Salvador, Candeias, Dias d' Ávila, Mata de São João, Madre de Deus e Simões Filho. Uma outra reunião está prevista para acontecer na próxima semana.

Novos leitos - Na manhã de hoje, Elinaldo e o secretário da Saúde (Sesau), Elias Natan, entregaram à população o Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC), no Parque Verde II. O equipamento coloca à disposição dos munícipes 20 leitos clínicos e uma sala vermelha. O acolhimento será por meio da Central de Regulação de Leitos e também será de porta aberta para os cidadãos que apresentem sintomas respiratórios. Esses são alguns dos esforços do governo municipal para melhor acolher a população. 


Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga