» » Prefeitura de Camaçari lança o projeto Consultório na Rua

Nesta terça-feira (13/4) a administração municipal, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) lançou oficialmente o programa Consultório na Rua, que tem por objetivo atender a população em situação de rua que se encontra em Camaçari. Trata-se de uma equipe multiprofissional itinerante, inicialmente composta por uma médica, uma agente comunitária e uma enfermeira, que fará o cadastramento dos usuários no e-SUS e a articulação da rede para garantir a integralidade do cuidado de saúde a este público.
Para o prefeito Elinaldo Araújo, o Consultório na Rua é parte de uma rede de assistência à população em vulnerabilidade.  "Temos um belíssimo trabalho feito pelo Centro POP, além de outras ações da Sedes em busca da reinclusão social dessas pessoas.  O Consultório na Rua chega para ampliar o acesso aos serviços de saúde para esta população ", ressalta.

O Secretário da Saúde, Elias Natan, explica que a Sesau tem um trabalho que vai muito além das unidades de saúde e das ações de urgência e emergência. “A população de rua nunca esteve esquecida. Sempre tivemos ações voltadas para este público. O Consultório na Rua chega para agregar mais serviços e dar melhores condições de trabalho à equipe”, afirma.
Futuramente a equipe do Consultório na Rua (e-CR) será formada por: médico, enfermeiro, agente de saúde, técnico de enfermagem, odontólogo, psicólogo e assistente social. De acordo com os sistemas de informação, atualmente existem 200 usuários em situação de rua em Camaçari. Deste total, 50 são acompanhados regularmente pelo Centro de referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP.

Segundo a responsável técnica pela equipe do Consultório na Rua, Ana Iara Santana, “a Sesau já desenvolvia um trabalho voltado para este público em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Centro POP, mas o atendimento ocorria de forma pontual, o que não gerava vínculo da equipe de saúde com o usuário, muito importante para o trabalho. Atualmente, com a implantação desse programa, teremos mais recursos e infraestrutura para garantir um atendimento maior a esta população”.
O Projeto do Consultório na Rua nasce durante a pandemia do coronavírus, após um diagnóstico da situação de saúde da população em situação de rua que circula em Camaçari. Com o apoio de residentes da FESF-FIOCRUZ, técnicos da Diretoria da Atenção Básica (DAB) e Centro POP, foram mapeados os pontos de concentração desse público na sede e costa, onde foram cadastrados mais de 100 usuários. Todos os cadastrados pelo Centro Pop foram testados para a Covid-19, sífilis, hepatites e HIV, e de forma itinerante, também foram contemplados os encontrados nas visitas aos pontos de concentração e que aceitaram ser examinados.

A equipe do Consultório na Rua prestará cuidados e atendimentos na rua. Mas, se necessário, o usuário será encaminhado a uma unidade de referência, preferencialmente próximo do local em que se encontra. Uma vez encaminhado para serviços de urgência e emergência, como hospitais e Unidades de Prontos Atendimentos (UPAS e PAS), a e-CR dará seguimento no acompanhamento do paciente após a alta. Também fará guarda e administração de medicamentos prescritos e articulação de outros parceiros da rede da saúde e assistência social.

Os atendimentos de urgência ou emergência da população de rua continuam sob responsabilidade do SAMU.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga