» » Reunião ampliada debate retorno das aulas semipresenciais em Camaçari

Para debater sobre o retorno às aulas, de forma semipresencial, foi realizada uma primeira reunião ampliada na tarde desta sexta-feira (23/4), por videoconferência. O encontro contou com a participação do prefeito Elinaldo Araújo, dos secretários da Educação e da Saúde, Neurilene Martins e Elias Natan, respectivamente, e de representantes dos conselhos da educação e dos sindicatos.

O objetivo foi apresentar a decisão da gestão em relação ao decreto do Estado que aborda as atividades letivas e de ouvir o posicionamento das entidades. O prefeito Elinaldo Araújo, pontou a necessidade de unificar o posicionamento, “não vamos tomar uma decisão de voltar as aulas sem ouvir os sindicatos, conselhos e Ministério Público do Trabalho. É uma questão muito importante, a da educação, as aulas têm que voltar, mas com toda segurança”.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, fez as considerações sobre a reunião, destacando a importância de “fortalecer o que já temos do Mais e Melhor Educação: em Casa, no sentido de dar melhor cobertura às famílias com maior vulnerabilidade social, bem como da gestão de um planejamento estratégico com protocolos seguros para garantir o devido retorno presencial, assim que autorizado”.


Na oportunidade, foi lembrada a reunião sobre o tema com o governo do Estado, na manhã desta sexta-feira (23/4). E o secretário da Saúde, Elias Natan, reiterou o posicionamento da pasta em relação a vacinação do grupo prioritário da educação, “temos que ter garantia do envio de vacina. Recebemos um novo lote hoje e não veio doses específicas para esse grupo”, além de pontuar o entendimento sobre o avanço da imunização para o retorno das atividades.

A presidente do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec), Márcia Novaes, afirmou que “o importante é preservar a vida. Nossa posição em relação ao sindicato é que ainda não é o momento de retomar as aulas presenciais”. O representante do Sindicato dos Servidores Públicos do Município (Sindsec), Nilson Coelho, afirmou que a entidade tem o mesmo entendimento.

A necessidade da vacinação foi destacada pelos representantes dos conselhos, e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lenieverson Nascimento, teve o posicionamento de “fortalecer o que tem, que é o Mais e Melhor Educação: em casa e que tem dado certo. Desenvolvemos uma ferramenta que está sendo aprimorada a todo o momento”. Ela ainda destacou as requalificações das escolas, para dar condições ao retorno do trabalho nas unidades.

Ainda estavam presentes os presidentes dos conselhos municipais de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB), Juipurema Sandes, e de Alimentação Escolar, Neiriam Teles. Ainda serão convidados para uma próxima reunião o Ministério Público e o Conselho Municipal de Saúde.

As instituições presentes fizeram uma nota conjunta que pode ser conferida na íntegra aqui.

Foto: Josué Silva

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga