» » Projeto da Sedur integra empresas e escola no plantio de mudas

Cerca de 10 alunos do Centro Educacional Carpe Diem, em conjunto com representantes das empresas Tenda Construtora e Oxiteno, além de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), deram início ao plantio de 355 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, em área de extensão territorial aproximada de 5 km2., situada na Estrada da Cetrel, na manhã desta quarta-feira (19/5).  A ação é parte do projeto Restauração de Nascentes, implementada pela pasta municipal.

Andréa Montenegro, secretária da Sedur, fez questão de acompanhar a atividade. “Nós estamos com a gestão participativa, envolvendo a comunidade nos plantios. Essa ação é fruto de contrapartidas com as empresas Tenda e Oxiteno, em função da atuação dessas organizações em Camaçari”, pontuou.

Maressa Lacerda, técnica da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA) da Sedur, é a responsável por toda a articulação do projeto de restauração de nascentes entre o poder público, as empresas e escolas. “Estamos mapeando, restaurando e protegendo as nascentes do município. Essa, por exemplo, é uma nascente do rio Jacuípe, e isso é um patrimônio de Camaçari”.
A técnica ainda explicou que a intenção da secretaria é construir uma trilha, para que as crianças do município, e até mesmo as visitantes, possam fortalecer sua conexão com os rios, freando de um modo criativo, qualquer tentativa de ocupação desordenada nessas áreas.

Os alunos presentes reconheceram ter tido uma aula de educação ambiental a céu aberto, na qual foi evidenciada a importância do meio ambiente. Para Camila Aparecida Lima, o momento foi muito especial. “Futuramente isso aqui vai ser algo muito grande, que vai ajudar o meio ambiente. Fazer parte disso é algo muito importante”, afirmou a jovem que estava acompanhada de sua mãe, Luciana Lima.

A gestora da unidade de Monte Gordo do Centro Educacional Carpe Diem, Eliene Santos, ressaltou a felicidade pelo fato de terem recebido o convite que proporcionou a participação dos alunos de sua escola. “É um reforço às ações de cunho educativo que já vêm sendo desenvolvidas dentro da nossa comunidade escolar”, declarou.

Valéria Pereira, da Triade Ambiental Consultoria, empresa que representou a Tenda Construtora, se fez presente na iniciativa que marcou a primeira parceria com o município para a ação de plantio. Para ela, “o cuidado que os estudantes vão ter a partir de agora, o significado que essas árvores, que esse lugar ganha na vida deles, será diferente. E é isso que faz com que nosso trabalho seja mais valioso. Participar de um projeto como esse tem sido importante não só para a minha vida empresarial, mas para a minha vida pessoal, até para passar mais informações dessa natureza para meus próprios filhos”, reconheceu.


Foto: Josué Silva

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga