» » Artistas da costa preenchem requerimento do Auxílio Cultura Todo Dia


Agentes de cultura residentes nas diversas localidades da costa do município compareceram, nesta sexta-feira (11/6), aos postos de atendimento distribuídos na região a fim de efetivar o preenchimento do requerimento que viabiliza o repasse financeiro aos trabalhadores da área e que estão em situação de vulnerabilidade, através do Auxílio Cultura Todo Dia.

Vale lembrar que essa sexta-feira é o último dia para os trabalhadores da cultura requererem o benefício, por meio da apresentação documental, o que prevê o pagamento no valor total de R$ 900 a serem pagos em três parcelas fixas, iguais e consecutivas de R$ 300.

Como são muitos os profissionais do segmento cultural que moram na orla, para melhor atendê-los, a administração municipal disponibilizou três locais, de atendimento, os pontos são: em Vila de Abrantes, na Biblioteca Comunitária Ler é Preciso; em Arembepe, no Centro de Atendimento ao Munícipe (CAM), sala 1, térreo, localizado em frente ao Terminal Turístico Nidinho; e na sede da Secretaria do Turismo (Setur), em Guarajuba.

De acordo com o artesão e também escultor, Anatanael Brito, 35 anos, a instituição do auxílio, além de ser um amparo, é ainda uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido por eles. Morador da Caraúna, em Arembepe, ele pontuou que o segmento foi o primeiro a parar e, possivelmente, será o último a retomar às atividades. “Nesse momento de pandemia poder receber essa ajuda é um alento para toda comunidade artística de Camaçari. É uma grande contribuição da prefeitura e dos demais envolvidos no processo, para esse público que está sofrendo há tanto tempo”, destacou.

A cantora Cintia Cris, 37 anos, lembrou que o trabalho desenvolvido pelos profissionais da cultura alimenta alma e aquece o coração das pessoas e, que nesse momento de isolamento social, em decorrência da pandemia, foram eles que levaram, de certa forma, alegria à casa das pessoas e, por isso, devem ser tratados com mais sensibilidade. “Essa ação da prefeitura é fantástica e muito necessária. Era disso que estávamos precisando para dar uma organizada nas nossas despesas, pois as coisas não estão fáceis pra ninguém”, ressaltou a moradora de Vila de Abrantes.

Esta é a segunda fase do processo, que é de responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). No entanto, só pode requerer o benefício aquele que possui o selo de validação cultural, gerado no momento do cadastro no Mapa Cultural, que fez parte da primeira etapa, já concluída pela Secretaria da Cultura (Secult).

A próxima etapa, também de competência da Sedes, será o cruzamento de dados informados pelos proponentes durante a apresentação documental. É importante ressaltar que, se qualquer beneficiário deixar de atender aos critérios estabelecidos em qualquer etapa, será considerado inapto para o recebimento do Auxílio Cultura Todo Dia.

Posteriormente, será amplamente divulgado e disponibilizado um link para conferência se o proponente está apto ou não a receber o benefício.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga