» » Limpec entrega jardins sustentáveis na sede e orla do município

Com a meta de entregar dois ambientes sustentáveis por semana até o fim deste ano, a Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) passou às mãos da comunidade do Cacimbão, em Arembepe, orla do município, e na Gleba E, na sede, mais dois jardins produzidos mediante reutilização de material descartado.

É o projeto Jardins Sustentáveis, que já contemplou pelo menos 30 localidades da cidade e visa despertar a população para a importância da sustentabilidade do ambiente que se habita, fazendo-a repensar seus hábitos de descarte, não raro inadequados. A iniciativa é executada pela Gerência de Destino Final da Limpec.                     

                             

O primeiro local no município a ser beneficiado com a iniciativa foi a Gleba B, num espaço entre a Chácara do Padre e o Morro da Manteiga, na linha do trem, ainda em 2017. Segundo Áldene Mota, diretor-presidente da Limpec, o projeto vem para utilizar parte do descarte a favor do meio ambiente na construção de um jardim. “Infelizmente o descarte ilegal é uma prática ainda muito comum, mas que muito prejudica o meio ambiente. Utilizamos os pneus, pallets, entre outros materiais. É uma verdadeira transformação”, declarou.

Para Jailda Bacelar, assessora técnica da Gerência de Destino Final, “o mais gratificante é ver o engajamento da população, que faz esses jardins acontecerem junto com a Limpec. Damos a manutenção com a poda e limpeza do espaço, mas é a comunidade que torna possível que esses espaços permaneçam vivos na cidade”, reconheceu.


A abordagem da equipe é feita corpo a corpo, respeitando o distanciamento devido ao atual cenário pandêmico. O grupo atua de modo a sensibilizar a comunidade em defesa do espaço comum de convivência cotidiana. Com isso, a Prefeitura, por meio da limpeza urbana, se esforça para diminuir pontos de entulhos que atrasam a conquista de viver uma Camaçari mais limpa, e ainda mais bonita, tanto quanto ela tem tudo para ser.
Em cada bairro, a equipe da Limpec monitora os espaços por meio de fiscalização, que sinaliza os pontos mais precários. Porém, a instalação mais célere dos jardins pode se dar mediante sinalização da Limpec. A comunidade, por meio do telefone (71) 3622-8302, pode apontar os locais que considera necessário haver a intervenção. Após isso, uma visita técnica avaliará a viabilidade do local.

A empresa de limpeza de Camaçari também mantém os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que são espaços adequados para a destinação do entulho oriundo das diversas atividades domésticas e comerciais no município. Estão localizados nos bairros do Mangueiral, Gleba C, Phoc III, Verdes Horizontes, Nova Vitória, Burissatuba e Dois de Julho.


Uma equipe multidisciplinar atua na confecção dos jardins. Engenheiros, estagiários, pintores, artesãos, coletores, fiscais, e até mesmo os gestores da Limpec, dentro de suas competências, entram dando o apoio necessário para a concretização de cada projeto. Na próxima semana será a vez da localidade de Areias, na costa, e do bairro Ponto Certo, na sede, ganharem os seus jardins.


Foto: Tiago Pacheco/Arquivo

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga