» » Ouvidoria capacita profissionais para usar novo sistema

Cerca de 30 profissionais efetivos da prefeitura receberam treinamento no sistema Contábilis – Gestão Pública. A plataforma visa integrar as demandas que chegam ao município por meio dos canais do Serviço de Informação ao Cidadão e da Ouvidoria, dando celeridade às necessidades manifestadas pelos cidadãos. O curso foi ministrado pela empresa GPI Sistemas, e ocorreu no auditório da Secretaria de Governo (Segov) na manhã desta segunda-feira (7/6).

O sistema visa cumprir com o que rege a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), que determina aos órgãos públicos a disponibilização e fornecimento de informações relacionadas às atividades que realizam. Os dados são disponibilizados por meio do portal da transparência, por onde o cidadão também pode solicitar informações complementares e ter acesso ao e-OUV (Ouvidoria por meio eletrônico) e ao e-SIC (Sistema de Informação ao Cidadão remoto).

O ouvidor-geral, José Paulo Bezerra (Zé do Pão), explicou a necessidade de habilitar profissionais do quadro fixo da administração municipal no sistema Contábilis. “O propósito é permitir que a resolução entre respostas e reclamações seja mais ágil, a qualquer tempo. E é importante lembrar que temos abertura para receber sugestões, que podem virar indicações ou mesmo projetos de lei”, observou.

O coordenador técnico da Ouvidoria, João Camilo Cunha, explicou que a adoção do módulo de comunicação da plataforma marca uma nova fase no sistema de informação ao cidadão de Camaçari. “Hoje a ouvidoria ainda se comunica com as secretarias através de ofícios. Estamos migrando todo esse processo para o meio eletrônico”.

O Contáblis será instalado nas máquinas dos funcionários designados pelas respectivas pastas, permitindo a interação da Ouvidoria com as secretarias. Em função de cada pasta ter indicado dois a três servidores, sempre haverá alguém treinado no sistema, o que garantirá a circulação ágil dentro do programa. Além disso, dois funcionários foram qualificados de modo a dar suporte permanente aos colegas, em caso de necessidade.

Segundo o analista de Suporte da GPI Sistemas, Albert do Amor Divino, o Contábilis já funciona na prefeitura com módulos como o de contabilidade, por exemplo, desde 2017. “Como o sistema já está aqui, isso vai refletir numa melhor comunicação dentro da gestão”, disse ao dar um exemplo, “se o órgão estiver encaminhando alguma solicitação de pagamento demandada por algum fornecedor, para se comunicar com a contabilidade e o setor financeiro, por meio do Contábilis o processo é muito mais célere”, afirmou.

A servidora Cíntia Dias, ouvidora do Sistema Único de Saúde dentro da Secretaria da Saúde (Sesau), afirmou que o órgão é um importante instrumento de gestão e informou que demandas relacionadas à vigilância epidemiológica, ou à vigilância sanitária, são as que têm prevalecido na ouvidoria da Sesau. A gestora explicou que por meio do setor o cidadão pode trazer suas insatisfações e sugestões. A Ouvidora-geral do município registra e encaminha aos órgãos da administração pública, reclamações, elogios, denúncias ou críticas. O canal de comunicação se dá através do 0800 384 7325; do WhatsApp, por meio do número (71) 98137-1615; por intermédio do e-mail: ouvidoria@camacari.ba.gov.br, ou dos telefones (71) 3622-7378/ 7324/ 7375 ou 7376. Para manifestações presenciais, o órgão fica localizado na Casa do Trabalho, estrutura situada na Rua Vera Lúcia Pestana Fróis (antiga rua do Migrante), s/n, Centro.

Foto: Tiago Pacheco

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga