» » Prefeito trata da construção do Hospital Municipal em reunião

 O prefeito Elinaldo Araújo, esteve reunido no gabinete com os secretários de Governo e da Infraestrutura, José Gama e Joselene Cardim, respectivamente, na manhã desta quarta-feira (9/6). O encontro foi para continuidade das tratativas de alteração contratual na carta consulta da operação de crédito com a Corporação Andina de Fomento (CAF) – autoidentificada Banco de Desenvolvimento da América Latina.

No momento, os gestores realizaram a análise criteriosa das ações já contratadas e em andamento, garantindo assim a conclusão das mesmas, com os recursos necessários, incluindo reajustes e aditivos destes contratos.

As atividades do programa que vêm sendo desenvolvidas na cidade estão divididas em dois componentes. O primeiro está relacionado às obras de integração de mobilidade e requalificação urbana, com investimentos na melhoria de praças e espaços públicos da cidade, e o segundo refere-se ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Considerando os motivos ocorridos durante a execução do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental, o prefeito Elinaldo solicitou à Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo Federal (SAIN) e à CAF, um aditivo contratual com o intuito de ajustes no quadro de ações e fontes. O objetivo é complementar a sequência do objeto do contrato, com a inclusão de ações de saúde, importantes para garantir o bem-estar físico, mental e social da população, incluindo o tratamento de doenças, mas também com o intuito de prevenção e prolongamento da vida, tendo em vista a carência da população na área de saúde, que se agravou ainda mais com a pandemia do novo coronavírus.

A proposta é a construção de um Hospital-Escola Municipal Especializado, de maneira a viabilizar o acesso mais imediato da população aos serviços de média e alta complexidade, por demanda referenciada através da Central de Regulação do Município, com leitos clínicos, cirúrgicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) adulto. A unidade também visa fortalecer o ensino superior na região, oferecendo campo de prática profissional para as especialidades de saúde e a cooperação técnica com instituições.

Para a viabilidade das inclusões solicitadas, após ajustes no quadro de ações e fontes, é necessário a exclusão de algumas iniciativas, que são independentes das que estão em andamento e, portanto, não ferem a integralidade do programa. O prefeito Elinaldo falou sobre a intenção da gestão municipal, “pretendemos incrementar o programa com ações de saúde, com foco no fortalecimento educacional, ele terá abrangência ampliada e garantirá a melhoria das condições básicas da população, o que impacta no bem-estar, melhoria da qualidade de vida, e até no desenvolvimento social e econômico”.

Na oportunidade, o gestor municipal relembrou a reunião que teve no final de maio, com o ministro da Cidadania, João Roma, e representantes do Ministério da Economia, quando foi sugerida a unidade ser um hospital-escola.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga