» » Camaçari adere ao DCRB em reunião com o Estado

Camaçari aderiu ao Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) na Escola, na manhã desta terça-feira (27/7), em ato simbólico realizado durante reunião técnica on-line de lançamento com a Secretaria da Educação da Bahia (SEC/BA). A secretária da Educação, Neurilene Martins, esteve presente no encontro que reuniu dirigentes de municípios do Estado.

“A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), tem todo o interesse em fortalecer o regime de colaboração entre município e Estado para garantir a qualidade da educação aqui, então, essa adesão ao programa se circunscreve nesse entendimento. Vamos realizar todas as ações previstas de modo que essa parceria possa se constituir também numa estratégia de fortalecimento desse nosso ensino semipresencial ao longo desse semestre”, afirmou a gestora da pasta, Neurilene Martins.

Na oportunidade, também foi apresentado o projeto de formação continuada para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)/DCRB nos municípios. Cada município poderá ter até 24 representantes indicados que irão compor uma equipe formadora municipal, que participarão de atividades semipresenciais, com 32 horas/aula.

A pauta formativa será composta por cinco encontros. Três on-line com os temas: BNCC e DCRB; Currículo e Territorialidade/ Modalidade na Educação Básica; Temas Integrados/ Ensino e Aprendizagem; e dois presenciais que trabalharão planejamento e Avaliações de Aprendizagem/ Projetos Políticos Pedagógicos (PPP).

Representando o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, o subsecretário Danilo Melo destacou que esse é um “debate importante de colaboração, desse trabalho que se faz no âmbito do estado para aproximar todas as redes, todas esses sistema para criar um só sistema estadual da educação”, e completou ainda dizendo que “esse é um movimento importante, discutir, formatar e agora iniciar o processo de implementação e implantação da DCRB envolvendo todos os parceiros, todas as pessoas que se colocam nesse momento novo da educação da Bahia”.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) seccional Bahia, Raimundo Pereira, pontuou o quanto é importante o fortalecimento do regime de colaboração. “Não posso também deixar de enfatizar que essa formação do DCRB na Escola precisa também focar nos projetos políticos pedagógicos, já que 312 municípios prepararam seus currículos, que estão em consonância com a BNCC, com o DCRB”, completou.

O DCRB na Escola tem como principal objetivo preparar 10 mil educadores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental para implementação do documento nas escolas públicas e privadas que oferecem essas etapas, em todos os municípios baianos. É o normativo estadual que visa orientar na elaboração dos referenciais curriculares e/ou organização curricular escolar, por meio dos PPPs.

O projeto é coordenado pela SEC/BA, em parceria com a UNDIME, com apoio técnico do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE), da Fundação Getúlio Vargas, e apoio institucional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). O evento foi conduzido pela Superintendente de Políticas para a Educação Básica (SUPED/SEC), Manuelita Falcão Brito, e contou ainda com a participação do ex-ministro da Educação e diretor do DGPE, José Henrique Paim.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga