» »Unlabelled » E-book sobre inovação no ensino de Matemática e Português é lançado nesta sexta (23/7)

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou nesta terça-feira (23/7), o e-book “Práticas inovadoras no ensino de Matemática e Língua Portuguesa: da formação docente à sala de aula”. Fruto do protagonismo dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental durante formação docente em 2020, a realização do projeto editorial envolveu a Editora Moderna, a Prose7e – Projetos e Soluções Educacionais e o Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC).

O canal Seduc Diretoria Pedagógica, no YouTube, transmitiu a atividade que reuniu em seu pico de audiência, reuniu mais de 100 professores da rede municipal de Camaçari, dentro da atividade semanal Escola Formadora. Participaram do lançamento a chefe da pasta, a secretária Neurilene Martins, a diretora geral da Prose7e, Ana Sueli de Pinho, a consultora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Eurivalda Santana, a Editora Moderna, representada por Damares Silva e Thaís Ginícolo, a professora de Camaçari Neila Silveira representando os docentes da rede, e a autora do prefácio da publicação, Ângela Bustos Kleiman.

A mediadora Hosana Gonçalves, coordenadora da Diretoria Pedagógica da Seduc, deu as boas-vindas ao evento, convidando os participantes da mesa a fazerem fala introdutória. Em seguida, a coordenadora situou a audiência quanto à dinâmica do lançamento, organizada em três painéis. O primeiro trouxe o relato das experiências colaborativas e autorais de grupo de professores de matemática, o segundo de língua portuguesa e, por fim, foi oportunizada reflexão conjunta acerca de produção autoral docente.

A secretária Neurilene Martins agradeceu a concretização do trabalho, fruto do engajamento e da disposição de cada um em viver a experiência compartilhada. Para a educadora, o livro é uma obra-prima inspiradora. “Ele nasce da urdidura do trabalho profissional e colaborativo de 53 educadores da rede pública de Camaçari, que se tornaram interlocutores permanentes de outros colegas de profissão ao materializar o resultado do seu trabalho”, observou.

A autora do prefácio da obra, professora Ângela Bustos Kleiman, afirmou que a importância da publicação está em desempenhar esse papel de porta-voz daqueles que pela via da experiência sabem muito melhor do que a academia.  “São muito raras as ocasiões que temos livros com a voz do professor para utilizar em sala de aula. Essa sempre foi minha utopia”, afirmou.

O livro digital reúne sequências didáticas propostas pelos professores e selecionadas pela Editora Moderna e a Prose7e. Os trabalhos foram produzidos durante a formação continuada dos professores participantes do projeto “Matemática e Língua Portuguesa Mais e Melhor” da Seduc, ocorrida em 2020 no âmbito do “Mais e Melhor Educação”. Em função da pandemia provocada pela Covid-19, as atividades foram todas remotas, organizadas em quatro módulos, totalizando 40 horas de qualificação.

Rosemeire Pereira, participante do evento, manifestou satisfação em experienciar a oportunidade. No chat do encontro, publicou: “Expor as inquietações e poder mudar a produção de uma cultura didática nos fortaleceu. Amamos nossas práticas e produções, bela oportunidade de compartilhar”.

O e-book “Práticas inovadoras no ensino de Matemática e Língua Portuguesa: da formação docente à sala de aula” está disponível para o mundo, de forma gratuita, por meio do endereço https://www.solucoesmoderna.com.br/camacari/.

Foto: Jean Victor
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga