» » Prefeito credencia novas creches e autoriza abertura de outro edital


O prefeito Elinaldo Araújo assinou, na tarde desta quarta-feira (14/7), o contrato que celebra o novo credenciamento com creches comunitárias no município. Desta forma, passaram de 10 para 12 as instituições beneficiadas. Com isso, a quantidade de crianças atendidas também foi ampliada com mais 500 vagas, passando no total para 2 mil.

Na oportunidade, o prefeito autorizou a abertura de um novo edital para que novas instituições sejam beneficiadas com a oferta de mais 1.000 vagas. Ou seja, o número de crianças atendidas passará para 3 mil e a ampliação assim, passará a ser de 100%. Emocionado, o prefeito falou que “o momento não é só de celebração de um contrato, mas de comemoração da ampliação da oferta de ensino de qualidade que será oferecido para 2 mil crianças do município”.

O prefeito falou ainda que entende que, mesmo com a ampliação, a cobertura não é suficiente para o que o município necessita, mas que isso será equacionado com as novas seis creches que estão em construção na cidade.    

Durante o evento, o prefeito tratou com as entidades sobre a retomada das aulas presenciais, inicialmente previstas para o dia 2 de agosto. As 12 instituições presentes manifestaram que estão de acordo com o retorno das atividades.  O gestor comunicou ainda que o Vale Merenda está garantido mesmo com a volta às aulas híbridas (presenciais e remotas), o que deixou os responsáveis pelas creches bastante aliviados.
Com vigência de 12 meses, a prestação de serviço é para o atendimento às crianças de zero a cinco anos e 11 meses para educação infantil e pré-escola. De acordo com a secretária da Educação, Neurilene Martins, com a ampliação do número de entidades parceiras e das vagas ofertadas, a prioridade é atender crianças de quatro e cinco anos. “Com isso, o objetivo é atender a meta de 100% deste público específico. Com o novo credenciamento, a tabela do aporte financeiro também será atualizada e ajustada, o que proporcionará aos gestores investir mais e melhor nas unidades”, ressaltou.

Em seu discurso, ao celebrar a chegada de mais duas instituições conveniadas, Neurilene falou ainda que tudo que está acontecendo diz respeito à ampliação da rede de proteção à educação infantil no município e atende a uma vontade política do prefeito Elinaldo Araújo e faz parte do Plano Municipal de Educação, concluiu.
Para a coordenadora pedagógica da Creche Escola Família Feliz, Leia da Silva, que atende 217 crianças, a renovação do contrato e o retorno às aulas são motivos de comemoração em dobro. “A retomada das atividades é algo muito esperado pelas escolas, pelas famílias e pelos alunos e será motivo de celebração. A ampliação de vagas trouxe uma segurança maior para as comunidades assistidas pelas instituições, sobretudo, nesse momento de pandemia. Estamos todos muito felizes e agradecidos”.

As instituições conveniadas são: Creche Escola Família Feliz, Associação Padre Paulo Maria Tonucci – Escola Infantil Apito, Escola e Creche Comunitária de Parafuso, Esperança II/ IV, Creche Comunitária Esperança da Estiva, Creche Comunitária Emanuel, Escola Comunitária Parque Florestal, Associação Novo Horizonte, Escola Creche Nossa Senhora do Amparo, Creche Comunitária Senhora Santana, Creche Carmem Mirim e Creche Escola Recanto das Arvores.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga