» » Prefeitura faz proposta de retorno das aulas da rede municipal

Tratando o volta às aulas em Camaçari no contexto de uma discussão colegiada, o prefeito Elinaldo Araújo esteve reunido com o Comitê Intersetorial de planejamento do retorno, nesta sexta-feira (16/7). O encontro proporcionou um avanço na discussão a partir das reflexões de todos os participantes para que a volta das atividades escolares seja segura e gere a conexão com a comunidade.


O prefeito Elinaldo Araújo garantiu aos presentes o cumprimento de todas as questões do protocolo sanitário, como álcool em gel, os termômetros, os lavatórios das unidades, as máscaras e o transporte escolar funcionando dentro dos protocolos de distanciamento. “Aqui eu disse que ia fazer minha decisão construída com vocês. Nós já estamos organizados e tudo que estão exigindo eu estou garantindo, a escola que não estiver preparada não volta. Peço que os conselhos e sindicatos olhem as escolas, para ver as condições”.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, explicou a proposta da gestão, “de que na semana do dia 2 de agosto nós tenhamos todos os servidores da educação nas unidades escolares para homologar os protocolos, para construir junto o planejamento do retorno e para também dialogar com as famílias. Na segunda semana de agosto, seria o momento de fazer uma busca ativa daqueles estudantes cuja a cobertura do Mais e Melhor Educação: em casa foi inferior a aquilo que a gente, de fato, precisava, e nas duas últimas semanas de agosto a gente já teria os professores atendendo os alunos na sala de aula entre 20 a 50%, a depender das decisões tomadas pelo Comitê Escolar”.
“A reunião é importante porque a gente discute, debate, podendo construir da forma melhor possível. A gente vai receber a proposta por escrito, vamos levar para a categoria e dar o retorno, na quarta-feira (21/7) que terá a reunião, como a categoria definiu”, afirmou a presidente do Sindicato dos Professores e das Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (SISPEC), Márcia Novaes. A sugestão desse novo encontro foi dada pelo prefeito Elinaldo.

Aos presentes, o secretário da Saúde, Elias Natan, atualizou os dados sobre a situação da pandemia em Camaçari. “Haja vista que a tendência de curva de casos no município tem caído de forma significativa, as ocupações de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no nosso território é próximo de 44% e de leitos clínicos, próximo de 18%, contabilizando leitos da Santa Helena, do CIEC (Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus) e também do Hospital Geral de Camaçari (HGC). Isso possibilita o retorno seguro das aulas, obviamente obedecendo todas as medidas sanitárias e fazendo o monitoramento também desse retorno”.

Na oportunidade, o prefeito Elinaldo fez questão de ouvir a opinião de todos os presentes. A presidente do Conselho Municipal de Educação, Lenieverson Nascimento, destacou que “a gente entende que a pandemia não mudou os artigos da constituição do ponto de vista do direito à educação, mas a gente, primeiro de tudo, precisa pensar na garantia da vida. Entendo que é necessário o retorno, por várias questões, principalmente por a gente saber que um dos lugares mais seguros que nossos estudantes têm, muitas vezes, é a escola”, ao defender que o retorno deve acontecer com cautela, diante das necessidades de cada unidade.

Estiveram presentes na reunião, representantes dos Sindicato dos Servidores Públicos de Camaçari (Sindsec), dos conselhos Municipal de Educação (CME), da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Alimentação Escolar de Camaçari (CMAE), de Saúde (CMS), de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (CACS/Fundeb), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Conselho Tutelar, além da Casa da Criança e do Adolescente e de escolas da rede particular.

Foto: Jean Victor
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga