» » Sedur apresenta à comunidade projeto de revitalização da Fonte do Buraquinho

Na manhã deste sábado (17/7), a equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) esteve na comunidade conhecida como Buraquinho, localizada em Vila de Abrantes, costa do município. O objetivo da ida ao local foi para apresentar aos moradores a nova fase do Projeto Reflora Camaçari que será implantada na Fonte do Buraquinho, área ecológica com importância ambiental, histórica, cultural e religiosa.
De acordo com relato dos moradores, a fonte já serviu para lavar roupas, como balneário e fonte de água potável para as famílias residentes na região e para os índios Tupinambás, que já habitaram o local.

 
Segundo Cláudio Brito, diretor Ambiental da Sedur, a Fonte do Buraquinho está inserida na poligonal do Parque das Dunas de Vila de Abrantes e Jauá. Através do projeto, a secretaria irá revitalizar a fonte para que ela possa voltar a ser usufruída pela comunidade.  “O potencial ambiental desse lugar é incrível. A ideia é restaurar o contexto ambiental dessa área. Para tanto, iremos delimitar a poligonal, cercar com alambrado feito de material sustentável, a fim de não agredir o meio ambiente, e devolver à comunidade uma fonte digna e com as características históricas de antigamente”.  
Para a secretária Andréa Montenegro, o objetivo do projeto é ainda de devolver o senso de pertencimento aos moradores das áreas em que a iniciativa irá atuar. “O projeto é construído por várias mãos, entre elas a comunidade, a iniciativa privada e o poder público, visando continuar preservando e manter as áreas históricas e ambientais do município, que são ricas em belezas naturais”, destacou.
 
Os moradores estavam felizes e agradecidos pelo fato do projeto ter chegado ao local. Como falou o senhor Pedro Augusto, morador da região há 25 anos. “Que bom esse projeto chegou até aqui, pois a fonte estava abandonada. É muito importante para todos nós que ela seja revitalizada”.
 
Renata Tupinambá, também moradora do lugar, disse que luta há muito tempo para que o poder público atuasse com ações ambientais no local. “Essa fonte é algo sagrado para o povo Tupinambá. Estou ansiosa por essa revitalização”.

Foto: Matheus Carvalho
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga