» » Com industrias e praias, Camaçari completa 263 anos de emancipação

 Município tem o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul.

Foto: Foto: Reprodução

A cidade de Camaçari tem uma história que se confunde muito com a do Brasil. O município tem como ponto de partida a fundação da Aldeia do Divino Espírito Santo, no ano de 1558, às margens do rio Joanes. Ao longo dos anos muitas coisas aconteceram até que antiga aldeia recebesse o nome atual. Isso só veio a ocorrer em 28 de setembro de 1758. Nesta terça-feira (28), portanto, a cidade completa o aniversário de 263 anos de sua emancipação. Situada a 50 km da capital Salvador, a cidade de Camaçari é a quarta mais populosa do estado e a segunda mais populosa da Região Metropolitana.

“Nosso município passou ao longo deste tempo todo por muitas transformações, mudança de nome, com personagens que marcaram também a história da Bahia. Hoje, temos uma Camaçari forte, pujante e em franco desenvolvimento. Fico muito feliz de poder estar dando minha contribuição, ao lado do meu time, para melhorar a vida das pessoas e desenvolver a cidade”, disse o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Camaçari possui hoje uma área de 784,658 km² e uma população urbana estimada em 309.208 mil habitantes (dados de 2021). “Camaçari tem uma história riquíssima e eu gosto demais de falar dela. Tem uma curiosidade interessante de que o nome Camaçari era escrito como “Camassary”, em referência ao tupi-guarani que significa “árvore que chora”, lembrou o prefeito.

Conforme ainda o IBGE, a cidade possui atualmente o segundo maior produto interno bruto municipal do estado (depois de Salvador), estimado em 23,8 bilhões de reais. O município se destaca ainda pela sua faixa costeira com praias paradisíacas e ainda pela preservação de área de proteção ambiental, como dunas e manguezais.

Indústria

Gerando 15 mil empregos diretos e aproximadamente 30 mil indiretos com mais de 90 empresas instaladas, o Polo Industrial de Camaçari é o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul. O primeiro complexo petroquímico planejado do país agrega empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade como indústrias de pneus, celulose solúvel, metalurgia do cobre, têxtil, fertilizantes, energia eólica, fármacos, bebidas e serviços.  O complexo industrial oferece ainda ampla gama de serviços especializados às empresas instaladas em sua área de influência.


“O polo industrial de Camaçari é hoje, sem dúvidas, um dos principais do país. Logicamente, ele tem uma importância muito grande para o município, seja por gerar milhares de empregos diretos e indiretos, seja por realizar investimentos e pela arrecadação que geram para o município, permitindo que nós possamos fazer investimentos para que Camaçari se desenvolva ainda mais. Temos um polo muito pujante e buscamos sempre atuar em parceria para que ele possa crescer ainda mais. Nós lançamos, inclusive, um amplo e robusto programa de atração de investimentos justamente com o objetivo de impulsionar nossa economia e potencializar a geração de emprego e renda para as pessoas. Neste programa, nós modernizamos o tratamento dos incentivos fiscais e buscamos avançar ainda mais na desburocratização para facilitar tanto a atração de novos negócios quanto a manutenção dos investimentos já existentes”, destacou o prefeito.

Economia

A economia de Camaçari também é pujante. Segundo o prefeito do município, no ano passado a cidade teve uma arrecadação de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, com um superávit de cerca de R$ 61 milhões. “Isso num cenário de pandemia, em que tivemos que investir muito mais na saúde e na área social, para dar amparo às pessoas mais vulneráveis. Isso é reflexo de uma gestão que se preocupa com as pessoas, que tem responsabilidade fiscal. Graças a essa gestão hoje nós conseguimos manter o ritmo de investimentos em toda a cidade”, avaliou.

Infraestrutura

Segundo Elinaldo, a infraestrutura em Camaçari também é mais um segmento a se destacar como pontos positivos da cidade. Conforme ele, a gestão tem se dedicado a construir e requalificar praças, criar espaços que alia lazer e preservação ambiental. “Sempre digo que Camaçari é uma terra privilegiada. Antes da nossa gestão, infelizmente, era uma terra privilegiada que estava sendo muito mal cuidada. Agora, nós colocamos nosso município de novo nos trilhos e isso é muito visível. Na infraestrutura destaco aqui os investimentos que fizemos, por exemplo, na requalificação do Horto Florestal, que se tornou um equipamento moderno e sustentável. O governo também tem desenvolvido projetos como o Reflora Camaçari, que requalifica áreas de grande importância para comunidades da zona rural da cidade, que possuem relevância histórica, cultural e ambiental. Enfim, Camaçari tem uma infraestrutura privilegiada e uma localização estratégica, próxima ao aeroporto, aos portos e a grandes rodovias”, salientou.

Praias  

Destino turístico reconhecido nacional e internacionalmente, Camaçari tem uma costa litorânea de 42 quilômetros e é uma opção diferenciada no Litoral Norte baiano, com vilas atrativas e agradáveis, uma rede hoteleira diversa e de qualidade. Trata-se de um imenso potencial turístico, praticamente inexplorado. Fazem parte da costa de Camaçari as praias de Busca Vida, Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra de Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim.

“Nós temos uma bela costa com 42 quilômetros de praias, com infraestrutura turística, o que a torna uma excelente opção para empreender, investir e morar. O foco da nossa gestão tem sido aproveitar essas potencialidades que temos para impulsionar o nosso desenvolvimento”, apontou Elinaldo.  

Eventos

Segundo ainda o prefeito, apesar de estarmos em cenário de pandemia e sem realizar grandes eventos há quase dois anos, Camaçari sempre se destacou pela realização de importantes festas, como as lavagens das localidades da costa, em especial, do Festival de Arembepe, e o Camaforró, festa junina que atrai público de várias cidades do estado, especialmente as mais próximas e que compõem a Região Metropolitana. "Esses eventos são mais que opções de lazer, representam um grande estímulo à economia, fortalecendo o turismo, gerando emprego e renda, uma vez que as pessoas usam os meios de hospedagem, os restaurantes e serviços oferecidos nos locais”, destacou.

Investimento

Sobre os investimentos no município, o prefeito disse que as áreas que tiveram mais atenção foram educação e saúde. “Nós realizamos investimentos históricos nos serviços públicos essenciais como, por exemplo, educação e saúde. Levamos obras de infraestrutura para todas as localidades e desenvolvemos uma série de ações para melhorar a vida das pessoas. Na educação e na saúde, nós investimos muito na ampliação e modernização da nossa rede. Nós focamos na eficiência dos serviços públicos e nos resultados na ponta, onde estão as pessoas. Mostramos que é possível mudar a realidade das pessoas fazendo os investimentos da forma correta e tendo muita responsabilidade com o dinheiro público”, contou.  

Cidade de amanhã

Prefeito de Camaçari desde 2017, Elinaldo foi reeleito no ano passado e tem ao menos mais três anos de mandato. Questionado sobre quais são os principais planos e projetos para cidade que ele pretende realizar até Dezembro de 2024, o edil disse que há muito ainda a ser feito e citou como exemplos a duplicação do Viaduto do Trabalhador e o trevo da Cascalheira.

“Eu tenho muito orgulho de dizer que o principal legado que nós vamos deixar é o de melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. Até 2024, ainda há muito a ser feito. Temos obras importantes sendo realizadas na cidade, a exemplo da duplicação do Viaduto do Trabalhador e o trevo da Cascalheira, uma das principais ligações entre a sede e a costa. Temos ainda a construção de creches, praças e equipamentos esportivos na sede e na costa. Também estamos investindo na pavimentação e urbanização em vias de todas as regiões da cidade, além da obra de macrodrenagem do rio Camaçari, que já foi retomada. Enfim, nosso objetivo é seguir melhorando os serviços públicos essenciais e qualificando a nossa infraestrutura”, finalizou o prefeito.

Foto: Josué Silva

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga