» »Unlabelled » Promotor conhece a Escuta Especializada de Camaçari

 

Para conhecer o trabalho da Escuta Especializada, o promotor titular da Infância e Juventude de Camaçari, Dr.º Bruno Sanfront, foi até a sala do serviço, que fica localizado em uma unidade de saúde da sede. A visita foi acompanhada por representantes das secretarias da Prefeitura de Camaçari que prestam o atendimento no município de forma integrada.


A avaliação da visita foi positiva, “porque a estrutura que foi montada aqui para fazer a escuta especializada atende as propostas da lei, de acolhimento, de proteção às crianças vítimas de violência. Então, toda estrutura daqui serve de modelo para outras comarcas do Estado. Aqui ainda está em processo de implantação, precisa crescer bastante, mas o que já temos é bastante expressivo”, colocou o promotor.
O secretário da Saúde, Elias Natan, destacou a importância da escuta da criança vítima de violência, “já que é com uma relativa frequência que acontece esses casos no nosso município. É extremamente importante porque não expõe a criança a diversas e reiteradas entrevistas, o que se conceitua violência institucional”. Já a secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, pontuou o trabalho da pasta, “nós temos disponíveis técnicos para estar acompanhando a escuta especializada. É uma escuta que já está acontecendo, estamos capacitando outra equipe para poder melhorar os nossos serviços”, acrescentou.
A porta de entrada pode ser escola, delegacia ou Conselho Tutelar, esse último que recebe a maioria da demanda, faz o diagnóstico, verifica a situação e faz o agendamento para que a técnica faça a escuta e que a rede cumpra o papel da parte protetiva, encaminhando para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que faz todo o sistema de acompanhamento. O fluxo acontece com base na lei 3.431/2017 e a coordenadora da Escuta Especializada, Janete Ferreira, afirmou que “está funcionando tranquilo, a depender do agendamento e da gravidade da demanda. Estamos tendo demandas mais graves na costa, então, o número maior de atendimentos está sendo lá”.
A visita foi acompanhada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Ubajareida Carvalho, que falou sobre a sala. “Que bom que a gente implantou, que bom que temos a lei funcionando no município, nós temos uma sala equipada, mas precisamos avançar no sentido de criar uma articulação entre o que a gente chama de órgãos de proteção da criança e do adolescente. Quanto mais todos os órgãos envolvidos nesta escuta especializada e na política dos direitos da criança e do adolescente se encontrarem e se articularem, potencializa os resultados”.

Camaçari ainda conta com outra sala de Escuta Especializada, que está localizada em uma unidade de saúde da costa. As secretarias que formam a rede integrada no município são as do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), da Saúde (Sesau), da Educação (Seduc), de Relações Institucionais (Serin) e de Governo (Segov).

Dr.° Bruno estava acompanhado das promotoras de Justiça das cidades de Salvador e Candeias, Dr.ª Karine Espinheira e Dr.ª Mariana Meira, respectivamente, além de equipe das prefeituras visitantes. Eles vieram para saber mais informações e tirar dúvidas sobre o processo de implantação da Escuta Especializada e do funcionamento da rede de proteção à criança e ao adolescente em Camaçari, para que sejam implantadas nos municípios. Na oportunidade, o grupo visitou também o Centro de Atenção à Saúde da Criança (CASC), que integra a rede.

Ainda estiveram presentes na visita, representantes do Conselho Tutelar, Edilene Mota e Sandra Barper, os subsecretários da Saúde, Luiz Duplat, e de Governo, Ilay Ellery, o vice-presidente do CMDCA, José Hilton, e representantes da Fundação Cidade Mãe e do CMDCA, ambos de Salvador.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga