» » Sedur promove café filosófico virtual em alusão ao Novembro Negro

O mês de novembro é considerado o mês da consciência negra, partindo disso, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), realizou nesta quinta-feira (4/11), de forma virtual, o “Oluwo – Café Filosófico com Ênfase na Filosofia Africana”. A primeira edição do projeto teve como público-alvo os educandos da rede municipal de ensino, como parte da programação do Novembro Negro.

O Oluwo tem como objetivo realizar um diálogo filosófico, com foco no pensamento gerado por pensadores e pensadoras africanos e da diáspora, levando em consideração a história da filosofia e atemporalidade das ideias geradas por uma africanidade.

Ao abrir o evento, a professora Magali Sales, da diretoria pedagógica da Secretaria da Educação (Seduc), falou sobre a importância do encontro. “Momento Lindo. Um momento da educação, momento em que estamos aqui com a Sedur e a Sedes. Inacreditável, mas é o momento onde se junta, onde a gente vê um grupo intersetorial, um com o outro, buscando algo que solucione. Digo que é um café de discussão, um café filosófico”, destacou.
Durante o encontro, que contou com a presença de 50 profissionais da educação, o idealizador do projeto, filósofo e técnico da Sedur, João Borges, explanou sobre o significado do termo Oluwo, que vem do Yorubá que significa de forma sintética aquele ou aquela que ver, como pode ser também aquele que conhece o segredo ou o senhor ou senhora do segredo, além de falar sobre os objetivos. “O Oluwo, o Café Filosófico, visa ajudar no combate ao racismo institucional, auxiliar na construção da prática de respeito à diversidade e contribuir para uma visão de sustentabilidade ambiental afrocentrada”.

O próximo encontro será realizado no dia 30 de novembro e terá como público prioritário professores da rede pública municipal. O projeto Oluwo faz parte da agenda de atividades do Novembro Negro 2021, promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), através da Coordenadoria Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação.

Foto: Arquivo Sedur

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga