» » Dom Dirceu de Oliveira Medeiros toma posse como bispo de Camaçari na Catedral São Thomaz de Cantuária

Um novo capítulo começa a ser escrito na Diocese de Camaçari, com a posse do segundo bispo, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, que aconteceu na Catedral São Thomaz de Cantuária, nesse sábado, dia 19 de fevereiro.


Numa celebração muito significativa Dom João Carlos Petrini transferiu o governo episcopal para seu sucessor, que durante a homilia falou de Respeito às tradições e história já construída e Corresponsabilidade, porque ninguém faz nada sozinho, “Hoje, iniciamos um novo caminho. Deus abre para nós uma nova estrada. Quero trilhar esse caminho com vocês. Duas palavras: respeito e corresponsabilidade", disse.

 

A celebração foi presidida por Dom Dirceu e concelebrada pelo Cardeal e Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sérgio Rocha, o bispo emérito de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, por Dom José Eudes, bispo da Diocese de São João del-Rei (MG), Dom João Cardoso, bispo da Diocese de Juazeiro e presidente da CNBB NE3, o presidente da CNBB, Dom Walmor de Oliveira dentre outros bispos e padres que prestigiaram a celebração. Também estiveram presentes os familiares, amigos, diáconos, religiosos, seminaristas, leigos e autoridades.

Durante a transição do Governo foi lida as Letras Apostólicas, a bula na qual o papa Francisco designou Dom Dirceu como bispo da Diocese de Camaçari, após confirmada a autenticação Dom João Carlos Petrini recebeu das mãos do Cardeal Dom Sérgio o báculo e transferiu para Dom Dirceu, convidando-o a sentar na cátedra como sinal do magistério e autêntico pastor do rebanho da Diocese de Camaçari.

HOMILIA

 Ao dirigir-se a primeira vez ao novo rebanho, Dom Dirceu fez uma saudação aos presentes e pediu um minuto de silêncio por todos que perderam entes queridos e ainda sofrem com os efeitos da pandemia.

 

Ele também apresentou a cruz peitoral que tem um significado afetivo, pois a madeira utilizada foi retirada do curral da casa de sua avó, sinal de pertença e maneira de ter sempre perto as origens.

 

Dom Dirceu destacou o início dessa nova caminhada e que deseja trilhar esse caminho com respeito e corresponsabilidade, respeitando a trajetória “Hoje iniciamos um novo caminho. Deus abre para nós uma nova estrada. Quero trilhar esse caminho com vocês. Duas palavras: respeito e corresponsabilidade. Aqui há 462 anos atrás, com o aldeamento e a construção do Colégio dos Jesuítas em Abrantes, a fé católica foi plantada. Temos a Missão de conservar e transmitir essa fé, respeitando os outros credos, sem renunciar a nossa identidade”, disse.

 Após a celebração, o Chanceler da Cúria Diocesana Cônego Euclides Moreira fez a leitura da ata de posse. E representando o clero diocesano o Pe.Reinaldo Balbino fez uma saudação especial ao novo bispo "Agradeço especialmente a Deus através do papa Francisco por ter enviado um novo pastor para dar continuidade ao pastoreio de Cristo, cuidando das suas ovelhas. Agradeço e saúdo dom Dirceu por ter dito SIM e se colocado à disposição, pois “quem parte deixa saudade, quem chega traz esperança!”, disse.


Atenciosamente;

Kívia Matos 
Assessora de Comunicação da Diocese de Camaçari
 71-3627-6334 / 9 9145-5899

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga