» » Sedes promove encontro alusivo ao Dia Internacional da Mulher

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), através Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, promoveu na tarde desta sexta-feira (11/3), na Casa da Criança e do Adolescente, um encontro com lideranças femininas, especificamente mulheres adeptas à religião de matriz africana, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.


Com a temática Ancestralidade: Honrar é retornar para si mesmo, o encontro trouxe em sua programação, uma roda de conversa, na qual as participantes falaram sobre suas rotinas, desafios diários e da importância de eventos que abordam o empoderamento da mulher, além do enfrentamento à violência e o combate à discriminação.

A gerente de Povos e Comunidades e Tradicionais, Rose Braga, ressaltou que o evento teve a finalidade de trazer a representatividade da mulher, além de debater a questão da ancestralidade. “Hoje é um dia muito importante, em que estamos lembrando das mulheres que vieram antes de nós e que lutaram para que hoje estivéssemos aqui. Então, estamos homenageando todas essas mulheres de axé, pela importância e pelo legado deixado por elas”, falou.
Líder religiosa, a ialorixá Liamara Bispo, mais conhecida como Mãe Lia, falou, durante sua participação, dos desafios e preconceitos sofridos pelas mulheres que estão à frente dos terreiros. “A minha fé na ancestralidade, o meu amor, meu refúgio e a minha fortaleza é muito grande e me ajuda a não desistir, mas quero dizer que estou muito feliz por este momento”, disse.
Também presente, a secretária da Mulher, Fafá de Senhorinho, agradeceu o convite e parabenizou a iniciativa. “A Secretaria tem esse papel de apoiar as mulheres de todos os segmentos, de buscar e fortalecer as políticas públicas, e esse momento é muito importante justamente por isso”, destacou.
Além da roda de conversa, o evento contou com apresentações de dança, poesia e capoeira, com o grupo de mulheres da Capoeira Engenho. Também participaram do evento, a subsecretária da Mulher, Bella Batista, e o coordenador de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, José Anísio.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga