» » » Sedes realiza II Seminário das Mulheres Negras dos Povos e Comunidades Tradicionais de Camaçari

Siga-nos no instagram @tvconexao33




Sedes realiza II Seminário das Mulheres Negras dos Povos e Comunidades Tradicionais de Camaçari


Com o intuito de valorizar e empoderar as mulheres negras das comunidades tradicionais do município, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), promoveu nesta segunda-feira (25/7), no auditório da Casa do Trabalho, o II Seminário das Mulheres Negras dos Povos e Comunidades Tradicionais de Camaçari.




Idealizado pela Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, este ano o evento abordou a temática: A Superação das Desigualdades de Gênero e Raça das Mulheres Negras das Comunidades Tradicionais de Camaçari. A iniciativa também marca as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado na mesma data.

A titular da Sedes, Reni Oliveira, participou do evento e falou da relevância da pauta abordada. “Estamos participando deste seminário que trata de uma questão tão importante, e quero reforçar o comprometimento da gestão em reconhecer a força e a contribuição das mulheres negras na sociedade e também de promover políticas públicas com o intuito de combater a discriminação racial, um dos principais motivos que causa a invisibilidade dessas mulheres”, disse. 


A gerente de Povos e Comunidades Tradicionais, Rose Braga, destacou que o município é referência quando se trata de povos e comunidades tradicionais, e a realização do seminário reforça a preocupação da gestão em valorizar as mulheres que integram esses segmentos. “Essas mulheres precisam ser valorizadas, para que elas possam mostrar dentro da sociedade, que elas podem ser o que quiserem. Por isso, Camaçari hoje está de parabéns, com a prefeitura através da Sedes, valorizando e empoderando essas mulheres”, ressaltou.

A baiana de acarajé, Nivalda Maria, parabenizou a realização do evento. “Esse é um momento muito importante de conhecimento, porque a gente troca experiências e aprende várias coisas, além da questão do empoderamento, que valoriza a nós mulheres”, falou.

Convidada como palestrante e cerimonialista do evento, a empresária Karla Kalazans falou da relevância da mensagem discutida no seminário. “Em uma data que é tão significativa para as mulheres negras, poder apoiar essa causa é muito gratificante, porque acredito muito que a gente precisa mostrar para outras mulheres, que todo mundo tem lugar de fala, que temos que lutar pelos nossos sonhos e chegar mais longe”, disse.

O evento reuniu mulheres de diversos segmentos da cidade, assim como das comunidades tradicionais. Além da secretária Reni Oliveira, também marcaram presença a secretária e a subsecretária da Mulher, Fafá de Senhorinho e Bella Batista, respectivamente, e a subsecretária de governo, Ilay Ellery.

Além das palestras no auditório, as pessoas também participaram de oficinas, como a de turbantes, penteados e maquiagem, montadas na parte externa do local, junto com a feira étnico-empreendedora. O evento foi encerrado com a apresentação musical da cantora Elly Nascimento.

Foto: Adeilson Carvalho


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga