» » » Ações de valorização ambiental marcam dia da árvore no município

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Nesta quarta-feira (21/9), comemora-se o Dia da Árvore. Para celebrar a data, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) promoveu durante o dia, duas ações com foco na valorização da educação ambiental, fortalecendo a existência e preservação das árvores, que são essenciais para o ecossistema.

Pela manhã, no Horto Florestal Linaldo da Silva, diversas atividades foram realizadas através do projeto Horto Kids, que é um projeto de valorização ambiental destinado às crianças de 2 a 10 anos, e visa à realização de atividades lúdicas em meio à natureza. Nesta edição, 37 alunos da Escola Descobrindo o Saber, no bairro Novo Horizonte, participaram do ato.

Para a diretora da unidade de ensino, Marisa de Araújo Silva, a iniciativa foi maravilhosa. “Viemos focados em apresentar o espaço para eles, ter esse momento de interação e comemorar o Dia da Árvore. Eles simplesmente ficaram encantados com tudo que viveram aqui”, frisou.

Segundo dados da Coordenadoria de Licenciamento Ambiental (CLA) da Sedur, através do programa de arborização urbana, de janeiro a setembro deste ano, aproximadamente 1.000 espécies de mudas pertencentes à Mata Atlântica foram plantadas em locais como: vias públicas, espaços urbanos, praças e áreas de proteção ambiental.

No turno da tarde, mais uma ação foi desenvolvida em parceria com o Shopping Boulevard, a Secretaria da Educação (Seduc) e a empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec). Na ocasião, 20 alunos da Escola Municipal Denise Tavares, participaram da “Tardezinha Ambiental”.

“Essa ação visa homenagear o Dia da Árvore, principalmente por nossa cidade ter o nome que vem de uma árvore. Para além disso, visa aproximar, cada vez mais, o Shopping Boulevard Camaçari do município. Ter a presença das crianças, da secretária, e do presidente da Limpec para nós é motivo de honra. Só demonstra como estamos nos aproximando de Camaçari, que é o nosso principal objetivo”, explicou Elba Coelho, coordenadora de Marketing do empreendimento.

Moradora do bairro Quarenta e Seis, a aluna do 6º ano D, Raquel Brito, de 12 anos, achou a tarde divertida. “Eu nunca plantei uma árvore antes. Achei bem divertido, e se tiver oportunidade vou repetir”, disse. Mateus Lima, morador do Centro, também gostou da atividade. “Eu gostei sim. Se tiver outras chances, eu vou plantar mais vezes. Foi uma experiência legal”, concluiu.

Para a titular da pasta, Andréa Montenegro, essas ações de conscientização e  preservação do meio ambiente são importantes. “Fiquei feliz com o dia de hoje. Pela manhã foi a turma mais novinha, lá no Horto, e participaram do Horto Kids, depois plantamos um pé de tamarindo. Já à tarde, os alunos maiores, da nossa rede pública. Alguns até relataram que nunca vivenciaram essa experiência. Na ação em conjunto com o Shopping [Boulevard], foram plantadas 15 mudas de pau-brasil, ypês dos quatro tipos [roxo, amarelo, rosa e branco], felicio e sete copas, que são aqui da nossa mata atlântica”, salientou.

Após o plantio, a equipe da Limpec distribuiu ecobags com adubos para todos os alunos presentes.









«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga