Siga-nos no instagram @tvconexao33
O prefeito Elinaldo Araújo participou, nesta quarta-feira (21/9), da abertura do II Seminário Regional 2022 do Programa Educar Pra Valer, evento on-line, realizado via aplicativo de videoconferência, com o objetivo de debater e avaliar o nível de eficiência das diversas medidas administrativas e pedagógicas que compõem a oferta do ensino público. Ao lado da secretária da Educação, Neurilene Martins, o prefeito integrou o momento de acolhimento dos participantes, ocasião em que também compartilhou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obtidos pelo município.O evento foi direcionado aos secretários de Educação, articuladores locais, coordenadores de acompanhamento escolar, coordenadores de avaliação e coordenadores de formação, constituindo uma oportunidade de refletir e analisar aspectos específicos das redes públicas de ensino dos municípios representados. O registro e a organização de dados dos estudantes, o processo de formulação do calendário letivo de 2023, a efetividade das ações que visam garantir a frequência dos alunos na escola, a promoção das formações continuadas e a aquisição de recursos para apoio pedagógico do professor, figuraram entre os tópicos analisados.
Também vale destacar o espaço dedicado à análise dos resultados das avaliações feitas nas escolas este ano, que possibilita o monitoramento das aprendizagens e o embasamento para novas ações e abordagens pedagógicas que potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Para o prefeito Elinaldo, o seminário é importante para as gestões da Educação por reunir contribuições que podem incidir luz sobre desafios comuns. Nesta mesma perspectiva, o chefe do Executivo evidenciou a funcionalidade de monitoramentos como o Ideb, por permitir a visualização de um panorama nacional e regional da qualidade do ensino, apresentando então o município dentro de um cenário contextualizado.
Participaram do II Seminário Regional, além de dirigentes municipais e técnicos da Secretaria da Educação de Camaçari, representantes da Educação dos municípios de Salvador, Simões Filho, Mata de João, Alagoinhas, Porto Seguro, Eunápolis, Vitória da Conquista e Guanambi.