» » » » Seduc reúne professores para elaboração colaborativa de Cadernos Pedagógicos

Siga-nos no instagram @tvconexao33

A Secretaria da Educação (Seduc) iniciou, esta semana, uma nova etapa na elaboração colaborativa dos Cadernos Pedagógicos, materiais de natureza didática concebidos com a identidade local, de forma personalizada e visando potencializar os processos de ensino-aprendizagem implementados na rede pública municipal. Foi iniciado na quinta-feira (15/9), e continuam nesta sexta-feira (16/9), os Grupos de Trabalho de Educadores (GTEs), reunindo professores para discussão dos componentes de Matemática, História, Geografia e Ciências da Natureza. Em breve, serão iniciados também os encontros de Língua Portuguesa.

Nesta etapa, os educadores se debruçam e definem as concepções de ensino que estarão postas no material, de acordo com o Referencial Curricular do município. A ideia dos GTEs é que as educadoras e educadores possam contribuir com sugestões e propostas em torno das temáticas locais. A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a importância da mobilização da inteligência da rede para a criação do produto. “A formulação dos cadernos pedagógicos, bem como a reestruturação do Sistema Próprio de Ensino como um todo, tem sido participativo desde o início. Será o resultado de várias contribuições, que incluem profissionais de ensino, estudantes e também os seus familiares”, ressaltou.

Os Cadernos Pedagógicos dos anos iniciais serão construídos a partir das identidades culturais, históricas, geográficas e ambientais do município. “A ideia é que quando os cadernos estiverem nas mãos das crianças nas escolas, todas possam se enxergar neles e reconhecer a sua cidade. Este será também, um material estruturante para os professores, abrindo possibilidades de novas construções e ressignificações dos conhecimentos a serem produzidos em sala de aula”, explicou Elisabete Monteiro, diretora pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), parceiro técnico da Seduc na estruturação do Sistema Próprio de Ensino.

Os educadores aprovaram a iniciativa, sobretudo por se tratar da discussão de um material que está sendo elaborado para a rede e com a rede. “É um movimento que faz todo sentido, pois os professores vivem esse cotidiano pedagógico, conhecem os alunos, suas dificuldades e as abordagens que têm maior potencial de despertar o interesse deles, por isso considero que nossa opinião sobre o norteamento das práticas pedagógicas é valioso e essencial na formulação dos novos cadernos”, afirmou Edimilson Santos, professor de Matemática.

Os dois encontros reuniram cerca de 100 professores da Rede Pública Municipal de Ensino nos dois dias, e ocorrem, simultaneamente, no auditório da Diretoria Pedagógica (Dipe) e no Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie). A iniciativa faz parte de um conjunto de ações inovadoras, que visam garantir a qualificação contínua da oferta de educação pública no município.





«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga