» » » » STT realiza mais uma palestra para profissionais do transporte escolar

Siga-nos no instagram @tvconexao33

Dando continuidade às ações da Semana Nacional de Trânsito, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari realizou mais uma palestra com o tema Condutores e Monitores: orientações para um trânsito seguro, nesta quinta-feira (22/9), na Escola Municipal Amélia Rodrigues, em Monte Gordo. Desta vez, foram contemplados mais de 40 profissionais do distrito, incluindo Barra do Pojuca e Barra do Jacuípe.

Com base no tema nacional Juntos Salvamos Vidas, a autarquia elaborou o Programa Trânsito 360⁰, que inclui a palestra, ministrada pelas agentes de Trânsito e Transporte, Francisca Maria da Silva e Laís Santana. Na oportunidade, foi tratado sobre a Zona 30, que faz parte do projeto Caminho nas Escolas, que “tem a ideia de sinalizar todas as escolas públicas do município, depois as particulares, para o limite máximo de 30 km/h, que, em caso de acidente, reduz em 97% a taxa de mortalidade. É muito mais seguro”, afirmou Laís Santana.

O motorista da região de Monte Gordo, Cristiano Braga Trindade, 49 anos, fez uma avaliação positiva da ação. “É muito importante, só tem a contribuir, embora a empresa faça sempre cursos de aperfeiçoamento de motoristas. Espero que tenha mais reuniões como essa para melhorar o nosso serviço”, disse. A opinião foi compartilhada pela monitora da região de Barra do Pojuca, Thaisy Ramos do Nascimento, 27 anos. “É interessante, porque tem coisas que a gente sabe e outras não temos tanta informação,  e vamos poder tirar dúvidas”, afirmou.

A iniciativa acontece também no turno da tarde, às 14h, no Centro Educacional Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes, para contemplar os profissionais do distrito, incluindo as localidades de Catu de Abrantes, Arembepe, Cordoaria e Cajazeiras de Abrantes. Os motoristas e monitores da sede participaram da palestra na última segunda-feira (19/9).

As explanações foram ministradas para profissionais que atuam no transporte escolar público do município, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), que conduzem em torno de 15 mil estudantes do ensino infantil ao médio. O coordenador de Transporte Escolar, Vagner Fiuza, destacou a importância do serviço para a não evasão escolar, “a garantia disso é um transporte seguro, de qualidade, e nós estamos lutando cada dia, dialogando com o setor que for necessário. Nesse momento, é a STT, porque através desses pequenos encontros nós vamos traçando novos caminhos”.

O projeto Zona 30 é adotado por diversos países e também capitais brasileiras, com o objetivo de delimitar áreas urbanas mais seguras para pedestres e ciclistas, com a limitação da velocidade dos carros nas vias a 30 km/h, além de outras regulamentações. Em Camaçari, o trabalho já foi iniciado em escolas públicas municipais, como na Denise Tavares e na Joana Angélica.

A ação integra o projeto Caminhos das Escolas, que foi iniciado com uma formação dos agentes de Trânsito e Transporte Público de Camaçari pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e realizou diversas ações nas unidades durante a campanha nacional Maio Amarelo.






«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga