» » » » Cerca de 20 mil crianças aproveitam festa no 12 de Outubro em Camaçari

Siga-nos no instagram @tvconexao33





O evento mais esperado do ano pelo público infantil de Camaçari, aconteceu nesta quarta-feira (12/10), quando milhares de meninas e meninos foram até a Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães para celebrarem o Dia das Crianças. Gargalhadas, brincadeiras, guloseimas e muita alegria não faltaram na festa, que este ano trouxe o tema Fábrica de Chocolate das Crianças.

Realizada pela prefeitura, com a integração dos diversos setores da administração pública e parceiros importantes, incluindo a instituição Abrace Camaçari, que tem como madrinha a primeira-dama do município, Ivana Paula, as comemorações eram aguardadas com muita ansiedade, desde que foram suspensas em virtude do período pandêmico. Acompanhado da esposa, o prefeito Elinaldo Araújo falou sobre o retorno das comemorações, destacando,  "estávamos com saudades, e hoje estamos aqui, com a presença massiva de nossas crianças. Sem elas, a festa não aconteceria". Durante o evento, o gestor visitou todos os stands da festa, cumprimentando a todos por onde passava.

Uma das novidades da festa deste ano, foram os brinquedos adaptados para crianças com deficiências, que se divertiram muito nos equipamentos instalados para uso exclusivo delas. A iniciativa do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), órgão vinculado à Secretaria da Saúde (Sesau), foi aplaudida pela moradora de Arembepe, Naiana Mamede, mãe de duas meninas, que  pontuou sobre o caráter inclusivo da festa, "espaços como este, garantem a democracia e a igualdade de todas as crianças. Notei que os organizadores cuidaram de tudo, pensando em todos".

Olhando para cada rostinho, com olhos brilhantes, sorrisos escancarados e movimentos frenéticos, foi possível observar que o parque infantil, montado no circuito do evento, estava entre as atrações preferidas da criançada, que pôde aproveitar os brinquedos infláveis, pula-pula, roda-gigante, carrossel, além do touro mecânico. Como é o caso de Rafael Evangelista, de 11 anos, que participa da festa pela segunda vez. Enquanto aguardava sua vez na fila do touro mecânico, garantiu, "vou brincar em todos os brinquedos. Vou aproveitar tudo. Hoje é nosso dia, e eu estou feliz".

Enquanto as crianças brincavam, corriam para todos os lados, comiam as delícias, concorriam a sorteios de brindes e se divertiam com as atrações artísticas e culturais, os pais observavam de perto seus filhos extravasarem energia e alegria. O operador, André Xavier, levou seu filho, Kael Xavier, de apenas 3 anos para a  festa, e elogiou a organização do evento. Segundo comentou, "é impossível destacar o que mais me impressionou aqui, porque está tudo lindo. Deixei de ir trabalhar hoje, para poder estar aqui com meu filho, e parabenizo a todos, porque ver essa alegria das crianças, não tem preço".

Sendo a primeira atração artística a se apresentar no dia, a cantora Karin Barros, participante do The Voice Kids Brasil 2022, falou de como se sentiu, em poder fazer um show para as crianças de sua cidade. "Sinto uma emoção muito forte. Estou feliz demais. Só de subir naquele palco, não tenho palavras para explicar minha alegria". Outro artista da cidade que embalou a festa deste 12 de outubro, foi Arthur Luz, vencedor do concurso cultural A Voz de Camaçari Kids, edição 2022, que agradeceu o convite e acrescentou, "estou feliz de cantar para as crianças e adolescentes, e poder representá-las de novo, só que agora neste palco maravilhoso". Também se apresentaram Maria Flor e os outros dois finalistas do concurso, Alan Rosa e Gustavo Medeiros; Tio Paulinho; Gatos Multicores; Pé de Lata com participações de Monalinda e Maria Nicoly; e o Robozão do Tiktok, considerado a atração surpresa da festa, que atraiu a atenção de todos pelo tamanho e gingado.

Diversos setores do governo atuaram no sentido de promover a melhor festa que as crianças de Camaçari já tiveram. A Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, cuidou de toda montagem da estrutura, incluindo palco, stands e toldos, além da instalação da iluminação, som e banheiros químicos. Responsáveis pelo setor, Júnior Barlley destacou que “este ano, a estrutura da festa está maior do que a das edições anteriores”; seguido de Luiz Mário que acrescentou, “trouxemos uma estrutura gigantesca. Nós dizemos que esta é a maior festa das crianças do Brasil”.

Diversas secretarias contribuíram com a grandeza da festa e a do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) promoveu uma edição especial do Horto Kids; enquanto que a da Cultura (Secult) levou uma brinquedoteca, com jogos educativos e oficinas lúdicas; da Educação (Seduc), investiu nas atividades recreativas e aprendizado artístico; de Relações Institucionais (Serin), atuou através do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) e focou na divulgação de informações sobre os riscos da internet para crianças e adolescentes, além de atividades lúdicas; a do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) também fez uso do lúdico com as crianças, mas aproveitou o momento para fortalecer o combate ao trabalho infantil, através da distribuição de material informativo para os adultos presentes; a empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) levou a Trupe da Reciclagem, para ensinar às crianças sobre descarte seletivo; a dos Serviços Públicos (Sesp) se dedicou à limpeza e manutenção do espaço antes, durante e depois do evento, e também no ordenamento dos ambulantes.

A segurança do espaço ficou a cargo da Defesa Civil, que atuou durante toda a festa na fiscalização e promoção do bem-estar dos adultos e crianças presentes; da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) que, além de cuidar da vistoria e sinalização das vias do entorno da avenida, também desenvolveu ações sobre educação no trânsito; e da Sesau, com um posto de saúde itinerante e berçário. O evento também contou com o apoio do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM-BA), do Juizado da Infância e Juventude e do Conselho Tutelar.

Durante a festa, a instituição Abrace Camaçari distribuiu milhares de presentes, que foram arrecadados através das redes sociais e entre amigos da organização. Este ano, a arrecadação recorde ultrapassou a marca dos anos anteriores, fruto da união e empenho de todos que se esforçaram para fazer mais completa a alegria da garotada. A presidente da instituição, Valmira da Silva, comemorou os resultados deste ano, e aproveitou para agradecer a todos que acreditaram na iniciativa. “Este projeto a cada dia cresce, e mais voluntários aparecem. Agradecemos a todos que saíram de suas casas para doar um pouco de si. Até hoje chegaram doações. Esperávamos que a arrecadação fosse grande, mas o número ultrapassou todas as nossas expectativas", pontuou.





















Foto: Jean Victor/Josué Silva

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga