» » » » » Museu de Camassary recebe visita escolar

Siga-nos no instagram @tvconexao33



Inaugurado em setembro, o Museu de Camassary já foi visitado por 379 pessoas. Destas, 50 são crianças que conheceram o equipamento cultural nesta quinta-feira (14/10), quando foi feita a primeira visita escolar no local. Na oportunidade, os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Escola Cândida Cecília, de Parafuso, acompanhados de educadores e familiares, puderam aprender sobre a formação de Camaçari.

A secretária da Cultura (Secult), Márcia Tude, participou da visitação e ressaltou a importância do espaço para o resgate à memória do município. "Uma alegria ver esse equipamento cumprindo o seu papel, podendo proporcionar à população, especialmente às crianças, aprendizado sobre a história da cidade", afirmou.

Instalado na antiga Estação Ferroviária, o museu abarca uma exposição permanente que conta desde quando os povos originários aqui habitavam, passando pelo papel de Vila de Abrantes para o Brasil do período colonial; a mudança de eixo de desenvolvimento do município com a implantação da linha férrea; a Camaçari contemporânea com sua industrialização, sem esquecer de todo seu valor cultural e natural.

Para o professor Ruan Fernando Sousa, foi uma experiência maravilhosa tanto para os docentes, quanto para os estudantes e familiares. "As crianças ficaram encantadas em conhecer como era Camaçari no passado, em ver o seu bairro, as transformações que passaram, o jornal que existia em Parafuso, na forma em que as pessoas eram enterradas pelos povos indígenas. Foi enriquecedor. Elas saíram do espaço querendo voltar. Como professores, temos que pensar em visitas como essa que trazem maior encontro com a nossa história para entender os dias atuais", disse.

O espaço se apresenta de forma interativa, compartilhando conhecimento e sendo instrumento de preservação e divulgação de acervos referentes ao povo camaçariense. O museu conta com recursos tecnológicos, como totens digitais e smart TV's, além de quadros e artefatos históricos.

Também participou da visitação o coordenador de Patrimônio da Secult, Átila Borges.







«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga