» » » » Na escola Luminova, professores são os primeiros influenciadores da vida de uma pessoa

Siga-nos no instagram @tvconexao33

Nos primeiros anos da infância existem grandes influenciadores: primeiro a família, como os pais e responsáveis, aqueles com maior vínculo afetivo; e logo depois os professores. Além de transmitir conteúdos, o educador precisa saber conviver e respeitar a individualidade do aluno para conseguir acompanhá-lo, entendendo suas dificuldades, monitorando e guiando os processos de aprendizagem. Na rede de escolas Luminova, do grupo SEB - Sistema Educacional Brasileiro, os professores são considerados verdadeiros influenciadores.

É o caso do professor de química da unidade Vila Prudente, zona leste da capital paulista, Diego Araújo Cavalcante. “Não é somente transmitir o conhecimento e sim facilitá-lo para que o aluno consiga desenvolver o máximo do seu potencial explorando todos os recursos. O nosso dever, como professores, é mediar as interações de forma mais simples e deixar que o próprio estudante desenvolva toda a sua habilidade. Mas, o mais importante de todo este processo, é o que o aluno faz”, explica.

Segundo Cavalcante, o educador tem que conviver e respeitar a individualidade de cada um, já que ele é o influenciador e incentivador do conhecimento. Esse método coloca em evidência o modo como o aluno compreende e assimila os conteúdos tendo como base a sua realidade. Assim, cabe ao professor acompanhá-los, entender suas dificuldades, monitorar e guiar os processos de aprendizagem. “A primeira habilidade que é fundamental para o estudante é a autonomia para ser um criador. Ser um agente influenciador na vida do aluno é contribuir com o desenvolvimento do seu senso crítico, de forma que possa praticar sua técnica e reconhecer o que está fazendo. Outras habilidades incentivadas são: criatividade, fala e expressão, para que possamos aplicar em sala de aula por meio de dinâmicas, por exemplo, e atividades totalmente diferenciadas”, pontua. 

Na internet, existem milhares de recursos que, atualmente, são aliadas na educação. Cavalcante explica que quando se tem um objetivo claro e sabe qual habilidade quer desenvolver com o aluno, o uso dos recursos tecnológicos vai ajudar e tornar a aula atrativa: “Ao mesmo tempo em que estou no quadro branco, eu consigo interagir com os alunos pelo aplicativo no celular. Isso é inovar, trazer tecnologia para sala de aula e facilitar a aprendizagem dos alunos”.

Já em relação aos benefícios da modalidade de ensino a longo prazo, para o professor da Luminova o grande ganho é criar um cidadão mais consciente, podendo desenvolver a liderança e um pensamento crítico ainda mais apurado. “Além disso, o aluno consegue trabalhar em equipe. Então, o nosso papel como professor influenciador é o de devolver para a sociedade um cidadão completo, pois ele vai pensar no coletivo. Tudo o que foi trabalhado dentro da sala de aula, o estudante vai utilizar seja na sua vida pessoal ou na sua carreira”, finaliza.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga