» » » » » » Secult abre o concurso para o Cartão de Natal 2022

Siga-nos no instagram @tvconexao33


A partir das 9h desta segunda-feira (28/11), estarão abertas as inscrições para o Concurso de Desenho para Cartão de Natal 2022. Com o tema “Centenário da Semana de Arte Moderna”, a iniciativa da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visa estimular o interesse pelas artes, promovendo conhecimento e amadurecimento do senso crítico da nova geração. Podem participar crianças de 6 a 12 anos, em diferentes locais entre a sede e a costa.

As inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, na semana de 28/11 a 2/12, das 9 às 11h, e das 14h às 16h. Podem ser feitas nos seguintes locais: Brinquedoteca da Cidade do Saber (sede); Biblioteca da Pracinhas da Cultura (Phoc III – sede); Biblioteca InfantoJuvenil (Praça Abrantes – sede); Biblioteca Ler é Preciso do Centro Cultural Vila de Abrantes  (Praça da Matriz em Vila de Abrantes – costa).
As crianças devem produzir seus trabalhos nos próprios locais em que se inscreverem, entregando-o tão logo seja finalizado. O desenho artístico tem que ser produzido em papel, disponível nos pontos de inscrição, assim como lápis de cor, canetas, giz de cera e afins, além de outros materiais de que a criança tenha necessidade.

Para entregar o desenho à Comissão Organizadora, a ficha de inscrição deverá ser anexada à obra, já assinada pelo responsável. Como critérios de avaliação, serão observadas a criatividade, estética, originalidade, adequação ao tema, e a mensagem a ser transmitida. Tentativa de plágio identificada pela Comissão torna o participante passível de ter seu trabalho eliminado, embora, na elaboração, artistas do Movimento Modernista no Brasil sejam tomados como referências pelos criadores mirins.

O Concurso é promovido por meio do subprograma “Vamos Ler Camaçari”, e é inspirado pela celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, movimento estético ocorrido em 1922. A homenagem busca potencializar a importância do modernismo para o Brasil, que representou o desenvolvimento de uma expressão artística livre de padrões, comprometida em espelhar aspectos genuínos da identidade do país.

O resultado do Concurso de Desenho para Cartão de Natal 2022 será amplamente divulgado no dia 12/12 pelos canais de comunicação da Secult, sendo os vencedores da sede e da costa, cada um, contemplados com uma bicicleta, e os 2º e 3º lugares com tablets. No litoral, a premiação acontece em 16/12, na Biblioteca do Centro Cultural Vila de Abrantes. Na sede, será 20/12, na Biblioteca Infantojuvenil, localizada na Praça Abrantes. Os horários das entregas dos prêmios serão divulgados posteriormente pela pasta. O regulamento na íntegra pode ser acessado aqui.

Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo, no Teatro Municipal, em fevereiro de 1922, e reuniu artistas das mais diversas áreas. Apresentações musicais e conferências intercalavam-se às exposições de escultura, pintura e arquitetura, com o intuito de introduzir ao cenário brasileiro as mais novas tendências da arte. Representou uma tentativa de renovação da linguagem artística e cultural, na busca de experimentação, na liberdade criadora e na ruptura com o passado.

Foto: Divulgação

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga