» » » Desemprego aumenta entre a população jovem

                                                                       Créditos: Divulgação
O mercado de trabalho brasileiro está enfrentando momentos ruins. O levantamento mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, confirma isso. Atualmente 11,2% dos brasileiros estão desempregados.
O resultado da crise econômica enfrentada pelo país afeta principalmente a população mais jovem. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea) detalha que 1 em cada 4 trabalhadores com menos de 25 anos foi diretamente impactado pelo corte de vagas.
Portanto, a faixa etária jovem enfrenta um desafio muito grande. Pois conquistar uma vaga para adquirir conhecimento profissional num momento em que o mercado prioriza a experiência é extremamente  complicado.  

O paradoxo da experiência
O cenário desfavorável aos jovens entre 18 e 24 anos pode ser explicado por diversos fatores: crescimento significativo no número de estudantes buscando colocação profissional, mais jovens precisando colaborar com a renda familiar e queda brusca na oferta de cargos voltados para profissionais com pouca ou nenhuma experiência. Somente em 10 anos, o país apresentou um incrível aumento no número de jovens cursando o ensino superior: ao final de 2014, esse índice já era 25 pontos percentuais maior do que em 2004, representando 58,5% do total de estudantes. Infelizmente o mercado não cresceu no mesmo passo e foi incapaz de absorver tantos profissionais.
Esse aumento no nível de escolaridade também tornou o mercado mais implacável: os números da PNAD Contínua apontam que aqueles que não conseguiram completar o ensino médio sofrem mais – a taxa de desemprego entre esses estudantes é 7,31% maior em comparação com aqueles que possuem o ensino superior (7,64%). Uma das razões para tal é que a oferta de programas de estágio é maior entre estudantes que cursam a faculdade. Mesmo seguindo a tendência da retração do número de vagas, esses programas representam uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho ainda que o jovem não tenha experiência, além de oferecerem a chance de efetivação ao fim do período.

O caminho até a vaga
Com uma oferta 35% menor em relação ao último ano, as vagas de estágio estão cada vez mais concorridas. O levantamento realizado pela Companhia de Estágios revelou que o uso da tecnologia e uma boa rede de contatos podem ser de grande ajuda na hora de encontrar a oportunidade desejada: mais de 26% dos entrevistados que conseguiram uma vaga de estágio o fizeram com o auxílio de plataformas de recrutamento enquanto 24% contaram com a ajuda de algum contato profissional. 
Outra mudança de comportamento percebida é que para ter um diferencial no currículo mais de 60% dos respondentes fez algum curso complementar no último ano. 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga