» » Ao som de Mariene de Castro, Rio se despede dos Jogos Olímpicos

Com uma cerimônia que durou quase duas horas, o Brasil se despediu dos Jogos Olimpíadas do Rio 2016 e passou o bastão para a próxima cidade sede: Tókyo.  A festa de encerramento, que aconteceu na noite deste domingo (21), no Estádio do Maracanã, foi em tom de celebração e congraçamento.
No Maracanã, os mais de 200 países que participaram da Olimpíada de 2016 deram adeus ao Rio de Janeiro em uma cerimônia realizada sob chuva e com direito mais uma vez a muita música brasileira, principalmente o samba.
            Pira olímpica é apagada na cerimônia de encerramento dos JogosManan Vatsyayana/AFP
Em comparação à cerimônia de abertura, o encerramento teve orçamento e tempo reduzido, o que tradicionalmente acontece em Jogos Olímpicos. Além de receber um aporte financeiro menor, com cifras finais não reveladas pelos organizadores, a apresentação final também é mais curta. Enquanto a abertura se estendeu por quatro horas, o encerramento teve duração de 2h30.
O fim
No momento em que Bach declarou os Jogos Olímpicos encerrados, um lamento ecoou das arquibancadas. A chama olímpica foi apagada em um ato cheio de simbolismo. Enquanto a cantora Mariene de Castro interpretava a música Pelo tempo que durar, de Marisa Monte e Adriana Calcanhoto, uma chuva, que representa a abundância das águas tropicais, caiu sobre a pira, extinguindo o fogo.
A mensagem passada, no entanto, foi de renovação. Uma grande árvore feita de cordas foi içada no centro da cena, em meio a colorida representação da flora brasileira, reforçando o início de um novo ciclo.
E o Maracanã virou carnaval com a chegada do Cordão do Bola Preta e de integrantes de escolas de samba, embalados pela marchinha “Cidade Maravilhosa”, hino da cidade do Rio de Janeiro.
O público ficou de pé para cantar as marchinhas que ganham o carnaval de rua e sambas-enredos consagrados. A festa ficou completa com a chegada de um carro alegórico, convidando os atletas a tomarem o gramado e acompanharem os fogos de artifício. Só faltou avisar que a festa tinha acabado: atletas, voluntários e o público continuaram dançando, ao som do samba tocado nos alto-falantes, como se os Jogos estivessem só começando.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga