» » » Cuidados a pacientes falciformes é tema de encontro

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Unidade de Apoio as Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), promoveu, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), um encontro entre pacientes falciformes e agentes comunitários de saúde, na sexta-feira (12/4), com o objetivo de debater as particularidades no atendimento aos pacientes falciformes no dia a dia do serviço público de saúde. Atualmente, há 365 pacientes falciformes sendo acompanhados pela Unifal.
Coordenador da Unifal, Ademario Gomes Ribeiro explica que “os pacientes falciformes possuem muitas particularidades que, se não observadas, interferem diretamente no tratamento da doença. É importante esse diálogo envolvendo pacientes e agentes de saúde, porque a anemia falciforme não tem cura. O paciente pode conviver a vida toda com ela. Mas, para tanto, é preciso que o tratamento aconteça rigorosamente”.
Paciente falciforme, Francisca do Rosário Borges descobriu que possuía a doença há 25 anos. “Quando eu descobri foi um susto. Eu pesava 48kg apenas. Não tinha forças para fazer nada. Hoje, com o tratamento acontecendo regularmente e os medicamentos sendo entregues na unidade de saúde, estou com 62kg e consigo ter mais disposição e força para fazer as atividades mais simples como caminhar ou simplesmente varrer uma casa”.
Também paciente falciforme, Athally de Oliveira Leal, hoje com 15 anos, foi diagnosticada com nove meses de vida. “Minha mãe descobriu em um exame que fizemos. Mas, graças ao tratamento e aos medicamentos, eu tenho uma vida normal dentro das limitações da doença. Meu sonho é me formar em medicina para ajudar outros pacientes falciformes”, contou.
Secretário de Saúde, Elias Natan parabenizou o interesse dos agentes de saúde em dialogar sobre a anemia falciforme no intuito de oferecer um serviço cada vez melhor. “Muito me alegra ver esse auditório lotado para debater este tema tão importante. Isso mostra o comprometimento de vocês em querer fazer o melhor para nossa população. Isso é humanização do serviço público”.
Foto: Ascom/PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga