» » » Prefeito se reúne com secretária Nacional da Juventude

Com vista a aproximar as políticas do governo federal, no que tange à juventude, da administração municipal, o prefeito Elinaldo Araújo esteve reunido, nesta quarta-feira (17/4), com a secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva. Na oportunidade, foram, ainda, tratadas questões relacionadas ao Programa Nacional Identidade Jovem (ID Jovem).

Bastante satisfeito com o encontro, o prefeito Elinaldo Araújo destacou que toda e qualquer parceria é sempre bem-vinda, “ainda mais as que não trazem ônus para o município e ainda contribuem com o desenvolvimento da população e, sobretudo, dos jovens”, destacou o chefe do Executivo.

A vinda da secretária ao munícipio foi um convite do titular da Secretária do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Sessé Abreu. O encontro serviu ainda para falar de parcerias futuras, como o Espaço 4.0 de qualificação profissional para os jovens.

De acordo Jayana Nicaretta, a ida da equipe da Secretaria Nacional da Juventude aos municípios brasileiros é com a intenção de ouvir os jovens, conhecer a realidade deles, escutar as sugestões e críticas visando formular as políticas públicas de cada lugar. “Entre os nossos objetivos, consta alinhar os interesses da juventude aos do governo federal e, assim, dar atenção especial às políticas públicas para jovens vulneráveis, além de fomentar inovação, empreendedorismo e inclusão social”, ressaltou.

Para o secretário Sessé Abreu, esse olhar especial aos jovens mais vulneráveis do município, que atualmente estão às margens da sociedade e sem perspectiva de vida, é essencial. “A juventude camaçariense precisa ser lembrada e cuidada, porque os jovens farão sempre a diferença na construção de uma sociedade melhor para todos”, frisou o titular da Sejuv.

Ainda dentro da programação da visita, a secretária participa nesta quarta-feira (17/4), de encontro com os jovens do Grupo de Capoeira Engenho, de Vila de Abrantes; na quinta-feira (18/4), visitará as comunidades mais carentes da localidade de Barra do Pojuca, e no fim da tarde, assistirá a 5ª Etapa do Sul Americano de Vôlei de Praia, etapa Costa de Camaçari, em Guarajuba.

Além da equipe da Secretaria Nacional da Juventude, participaram do encontro, que aconteceu no Hotel Cambuci, o secretário de Turismo, Gilvan Souza, e demais entes públicos.

ID JOVEM

O documento possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.  Milhões de jovens, entre 15 e 29 anos, já têm maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Para a cultura, lazer, esporte, shows e teatro fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos. Para transporte, são reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.

Foto: Jean Victor    

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga