» » Professores da Uneb decidem pela continuidade da greve

Crédito da Foto: Divulgação
Fonte: Da redação

A greve dos professores da Uneb continua. A decisão foi tomada após assembleia da categoria, realizada na tarde desta quarta-feira (10/4). Por meio de nota, a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) informou que as estratégias de mobilização e protesto serão intensificadas.
Na manhã de hoje, deputados estaduais acenaram com a possibilidade de serem mediadores entre docentes e o movimento grevista, mas a classe demonstrou “indignação com as posturas tomadas pelo Governo do Estado nesse início de greve”. Segundo a mesma, a gestão “vem tentando confundir informações e colocar a opinião pública contra os professores”.
Ainda de acordo com a associação, entre os fatos que aumentaram a indignação dos professores está a informação, divulgada na terça-feira (9/4), de que o governador Rui Costa faria a “liberação imediata” de R$ 36 milhões para ser repartido entre as quatro instituições de ensino. Segundo a Adubeb, o orçamento em questão não significa um acréscimo, mas apenas a antecipação de um recurso que já pertencia à Uneb e está previsto no atual orçamento. Portanto, a ação não dialoga com a pauta da categoria docente.
MOTIVAÇÃO
A greve foi decretada na última quinta-feira (4/4). Entre os motivos para o movimento, os professores alegam que mais de 400 docentes não têm seus direitos trabalhistas respeitados, a exemplo de promoções, progressões e alterações de regime de trabalho, e também reivindicam aumento de salário.
A Aduneb reforça que as tentativas de diálogo com o Governo do Estado vêm desde 2016. Somente entre 2017 e 2018, a pauta de reivindicações foi protocolada cinco vezes, com a solicitação da abertura das negociações. A última tentativa foi em 16 de janeiro deste ano.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga