» » » Radialista cria placa solar de 30 reais pra levar luz a casa sem eletricidade

Andressa Sousa, filha da agricultora agora pode estudar até mais tarde Foto: reprodução TV Verdes Mares
Um radialista e eletricista por hobby criou uma placa solar artesanal de 30 reais para levar primeiro ponto de luz pra casa sem eletricidade no interior do Ceará.
Flávio Teixeira desenvolveu um equipamento utilizando bateria de notebook e placa de led.
A iniciativa do radialista/eletricista foi depois de visitar a dona de casa e agricultora Maria Lúcia de Sousa, que vive com o marido e as duas filhas em uma casa sem energia elétrica há oito anos.
“Na era em que nós vivemos, ainda encontrarmos pessoas que não têm energia dentro de casa, a gente fica impressionado”.
A residência fica na zona rural de Itapipoca, município no Norte do Ceará, e era iluminada apenas por uma pequena lamparina a gás, que custava à família o valor de R$ 15 mensais, além do incômodo da fumaça.
Após a visita de Flávio, radialista que a dona de casa costuma ouvir no rádio de pilha, a realidade da família começou a mudar. “Era uma escuridão e ele colocou um bico de luz pra gente”, relata Maria Lúcia.
Com R$ 30, uma bateria de notebook e um painel de LED, Flávio criou um painel solar artesanal que gera energia suficiente para acender uma lâmpada, a primeira da casa da família. “Lá em cima da casa tem um painel solar que carrega uma bateria e, dentro, tem um interruptor que faz a recarga da bateria”, descreve ele.
As células contidas na bateria do notebook  geram cerca de 12 volts e iluminam o único ponto de luz da casa, que apesar de pouco, já mudou a rotina da família.
Estudo até mais tarde
Se antes Andressa e a irmã mais nova tinham que “aproveitar a luz do dia para brincar e estudar”, agora vão poder aproveitar o ponto de luz até as 22h, quando a família desliga a lâmpada e vai dormir.
Maria Lúcia reconhece a transformação causada pela iniciativa do radialista, mas desabafa que a falta de abastecimento dificulta a rotina.
“Tenho ainda muita vontade de ter energia na minha casa, comprar geladeira, tomar água gelada, ter uma televisão para assistir o jornal e ver o que está acontecendo no mundo”, sonha.
Andressa Sousa, a filha adolescente, também lamenta a falta de eletricidade.
“Sinto falta da luz para gente pesquisar e estudar. Não é tão ruim, porque a gente já se acostumou, mas é difícil”, lamenta.
A família mora no local há oito anos e, na época da mudança, solicitou instalação elétrica à companhia elétrica.
Depois de saber da falta de energia da famíila, a Enel Distribuiução Ceará, responsável pelo abastecimento promete avaliar  a instalação da energia na casa da dona Maria Lúcia.
Com informações do G1


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga