» » » Trabalho atuante da Defesa Civil contribui para reduzir efeitos de desastres e preservar vidas

Uma das coordenações da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), da Prefeitura de Camaçari, a Defesa Civil, localizada no Loteamento Espaço Alfa, s/n, bairro Jardim Limoeiro, é um órgão que busca socorrer e minimizar os efeitos causados às pessoas e ao meio ambiente até a completa estabilização da normalidade. Composta por 39 agentes e 50 salva-vidas, o órgão trabalha com o suporte de máquinas – uma ranger, uma van, dois carros pequenos, duas caçambas, duas pás carregadeira, um patrol motoniveladora e equipamentos que estão disponíveis em sua base, a exemplo de carro-pipa, dando eficiência nas operações, caso necessário.
A Defesa Civil atua em ações preventivas, operando com vistorias, visita técnica, no socorro de acidentes de trânsito envolvendo vítimas, em casos de enchentes, resgates de animais, em situações assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não, por meio do trabalho de seus agentes, equipe formada por profissionais capacitados e, em algumas situações, em conjunto com o 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Sendo uma atividade permanente, que busca garantir o direito à vida e reduzir a ocorrência de incidentes, a equipe da Defesa Civil tem passado por constantes cursos de capacitação e reciclagem, a fim de aprimorar seus conhecimentos e habilidades para deixá-los aptos para qualquer eventualidade, a exemplo de treinamento sobre suporte básico de vida, primeiros socorros, atendimento ao afogado, salvamento aquático, combate a incêndio, dentre outros.
Dentro do escopo de ações preventivas, recentemente, a Defesa Civil apresentou ao município o Plano Emergencial de Camaçari (PEMC). O Plano contém diretrizes e visa buscar soluções rápidas de forma coletiva com estratégias de grande escala para evacuação, através de um conjunto de ações destinadas a evitar ou minimizar possíveis cenários de emergência na cidade, promovendo uma interação entre a Defesa Civil, Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nudec), Polo Industrial de Camaçari, através do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), e demais órgãos e secretarias municipais.
O coordenador do órgão, Ivanaldo Soares, lembra de situações que esteve envolvido e colaborando com outras secretarias para auxiliar a população em situação de risco. “Em março deste ano, as fortes chuvas deixaram pessoas desabrigadas, e atuamos em parceria com secretarias do município para atender as pessoas que ficaram em condições de vulnerabilidade. Em outro caso recente, o município sofreu com a ressaca do mar na Costa de Camaçari. Em ambos os casos montamos uma força tarefa para atender as demandas e auxiliar a população no que fosse necessário”, contou.
São diversos desafios, mas o coordenador se mantém otimista. “Tenho uma enorme satisfação em fazer parte da Defesa Civil, pois salvar vidas e cuidar das pessoas é muito gratificante. A Defesa Civil de Camaçari me dá a oportunidade de ajudar o próximo e o nosso governo tem a sensibilidade de entender o nosso órgão como um setor operacional. E justamente por isso, a população tem acreditado mais e mais no nosso trabalho, pois todos da equipe se dedicam muito. A complexidade é grande, mas a vontade de acertar e o amor pelo que fazemos é muito maior”, explicou. “Sou imensamente grato ao nosso prefeito Elinaldo Araújo, pois este trabalho me permite fazer o melhor com amor. Não tem hora, não tem dia, o nosso lema é salvar vidas”, concluiu o coordenador.
Ivanaldo salientou que a equipe está de prontidão. “Além da sede, estamos atentos às situações em toda área da Costa de Camaçari, com equipes de salva-vidas. Lembramos que o órgão funciona em regime de plantão, 24 horas por dia, e em situações de emergência, a população deve nos acionar, através do telefone 199”, informou, acrescentando que a ligação é gratuita. As pessoas podem ligar ainda para (71) 3622-7755 ou para o celular corporativo (71) 98796-9858.  Foto: Ascom/PMC

Agência de Noticias PMC



«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga