» » » Costa de Camaçari celebra Yemanjá no domingo (02)

Agência de Noticias PMC

Dois de fevereiro é conhecido como o dia de festa no mar. E em Camaçari não vai ser diferente. Yemanjá será celebrada em três localidades da Costa. Os festejos serão realizados nas praias de Arembepe, Jauá e Itacimirim. As homenagens começam ainda na madrugada, quando pescadores, devotos e adeptos das religiões de matriz africana reúnem presentes para a divindade, através de oferendas e balaios.
As praias são tomadas pelo azul e branco, cores tidas como favoritas da deusa africana. Baianas, grupos culturais e rodas de música que reverenciam Janaína, como também é conhecida a orixá mais cultuada do país, compõem a festa. No final da manhã, um cortejo de barcos leva os balaios cheios de flores e alfazema para alto mar.
Em Arembepe, as homenagens começam às 3h, com a alvorada. Os participantes sairão do largo das peixarias, passando pela Praça das Amendoeiras e seguindo para a Igreja de São Francisco de Assis, para o culto religioso. Após a missa, tem procissão marítima, onde pescadores, nativos e turistas entregam seus presentes carregados de fé e gratidão.
Já em Jauá, a rainha das águas será reverenciada em grande estilo. Às 5h ocorrerá a alvorada e, durante todo o dia, uma charanga animará as entregas de balaios com as oferendas e os pedidos dos devotos às embarcações. Os festejos, no local, estão previstos para encerrar às 16h30, quando os presentes serão levados para alto mar.
O dia 2 de fevereiro também será animado em Itacimirim. Nessa comunidade, também está prevista alvorada e procissão marítima para a entrega das ofertas à Inaê - mais um jeito carinhoso de se referir a orixá. A programação ainda conta com samba de roda durante todo o dia.
Os festejos em homenagem a Yemanjá são uma iniciativa das comissões organizadoras do Presente de Yemanjá em cada localidade e conta com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, e das secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult).
Foto: Kelvi Lima

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga