» » » Festival de Arembepe começa nesta sexta-feira (17) e deve atrair milhares de pessoas

Siga-nos no instagram @tvconexao33


O fim do verão 2023 está chegando e para se despedir da estação mais quente do ano, milhares de pessoas devem passar pela costa de Camaçari nos próximos dias para curtir a edição mais aguardada do evento, que encerra o ciclo de festas populares do verão baiano: o Festival de Arembepe que, oficialmente, começa na sexta-feira (17/3), com o tradicional cortejo religioso em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis, seguido da lavagem da paróquia católica, que leva o nome do santo, localizada na Praça Salustiano Santiago de Souza (antiga Amendoeiras). A saída está prevista para às 9h, da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Loteamento Volta do Robalo.



Com o tema "Deixe Fluir a Positividade", um dos pontos positivos do Festival de Arembepe 2023, após dois anos de pausa por conta da pandemia da Covid-19, se refere à programação extensa para os quatro dias da festa, que contará com apresentações de mais de 50 artistas, entre eles, grandes nomes do cenário musical local e nacional. Além destes, mais de 20 blocos carnavalescos vão puxar os foliões animados, que percorrerão as principais ruas da localidade referenciada pela Aldeia Hippie, que no fim da década de 1960 abrigou hippies e diversas celebridades, e se tornou berço e santuário do movimento de contracultura.

Charangas, grupos culturais e 200 baianas conduzirão moradores, turistas, visitantes e, sobretudo, os fiéis devotos do santo católico e outros tantos admiradores da tradição inter-religiosa, em uma procissão ecumênica regada a água de cheiro, cânticos, danças e outras expressões culturais típicas. Serão dois quilômetros (km) percorridos com fé, devoção, cultura e arte.

A Secretaria da Cultura (Secult) montou uma programação especial por meio do edital de credenciamento Cidade Cultural. As atrações incluem os grupos de capoeira Fatumbi, Sementes do Mestre Coelho (SEMC), Crianças Que Gingam e Engenho, as charangas da Alegria e da Fanfarra Popular de Parafuso (Fampop), os grupos percussivos Som do Timbal e Beira de Rua, o Samba de Roda Nativas de Arembepe, e os grupos culturais Boi Tricotado, Espermacete, Flor de Lis e Alaketu.

Na sequência, o cantor Igor Kannário abre, a partir das 14h, a parte profana do festival, puxando um trio sem cordas e sem abadás, para o folião “pipoca”. “Estou tão feliz em tocar em Arembepe”, declarou o Príncipe do Gueto, que comentou sobre o repertório que está preparando para o grande momento. “Podem esperar o melhor show, com repertório desde a época da Bronkka, até os sucessos atuais, cheio de suingue. Do meu jeito, do jeito do Kannário”. Com expectativas de fazer uma festa linda para o povo de Arembepe, turistas e visitantes, cantando grandes sucessos de sua carreira musical, como "Depois de nós é nós de novo", "Tudo nosso e nada deles", "Kannário é barril", entre outros, o cantor soteropolitano, reforçou o convite: “venham na paz, venham a fim de curtir”.

Uma das grandes novidades deste ano são os nomes dos palcos. Trata-se de homenagens póstumas a ex-moradores ilustres da localidade, como o palco Arena, localizado na área principal da festa, que recebe o nome de Katita; o palco Amendoeiras, situado na praça Salustiano Santiago de Souza (antiga Amendoeiras), batizado de Zé Durinho; e o palco Marambaia, na praça Isaac Marambaia, recebe o nome de Mário Português. A tenda eletrônica ficará na praça Tia Deja (antiga dos Coqueiros) e os desfiles dos blocos acontecerão no novo circuito, que ganhou o nome de Bruno Lima.

Com uma vasta programação, o Festival de Arembepe 2023 terá diversas atrações durante todo o dia de sábado e domingo (18 e 19/3) e segue até segunda-feira (20/3), quando acontece o tradicional Baile dos Coroas, a partir das 18h, no Palco Zé Durinho. A atração promete animar a noite de quem gosta de dançar e de ouvir uma boa seresta.

Realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Governo (Segov), por meio da Coordenação de Eventos, outra grande novidade deste ano é que, nos dias 18 e 19/3 (sábado e domingo), a partir das 20h, os shows poderão ser conferidos através das redes sociais da Prefeitura de Camaçari: YouTube (@
prefeituramunicipaldecamacari), Facebook (Prefeitura de Camaçari) e Instagram (@prefcamacari). Para tanto, uma megaestrutura está sendo preparada, para garantir que, até quem não pode estar pessoalmente nos espaços da festa, acompanhe por transmissão simultânea de forma global, de qualquer lugar do mundo.

Confira a programação completa abaixo:

SEXTA-FEIRA (17/3)

9h – Cortejo religioso e grupos culturais
14h – Arrastão do Kannário

Palco Zé Durinho – Amendoeiras
17h – Rege Fx
18h30 – Livia Nunes
20h – Gerônimo
22h – Celebridade 10
0h – Lukas Barreto

Palco Mário Português – Marambaia
18h – Cris Franco
19h30 – Art Balanço
21h – Bom de Pisada
22h30 – Anderson Pequine
0h – Onça Pintada

Tenda eletrônica – Praça Tia Deja
16h – Dj Pequeno / Dj Westen
18h – Dj Bruno Menezes / Dj Máximo
20h – Dj Don Juan / Dj Márcio Azevedo
22h – Dj Cenna / Dj Relíquia

SÁBADO (18/3)

Palco Katita – Arena

18h – Camaçari Kids
19h30 – Adriano Reis
21h30 – Adão Negro
23h30 – Vanessa da Mata
1h30 – Afrocidade

Palco Zé Durinho – Amendoeiras
17h – Cia do Pagode
18h30 – Simpa
20h – Matutos in Cuba
22h – Simone Café
0h – Júlio Vidal

Palco Mário Português – Marambaia
18h – Tô in Casa
19h30 – Só não vale chorar
21h – Black Style
22h30 – Fabrício Santos
0h – Jhon Robert

Tenda eletrônica – Praça Tia Deja
16h – Dj Kelven / Dj Ricardo Abreu
18h – Dj Alcapone
20h – Dj Tomate / Dj Thandera
22h – Dj Walesca / Dj Igor Tauã

DOMINGO (19/3)

Palco Katita – Arena

16h30 - Elvis Salgado
18h – Micael Lima
19h30 – SDL
20h30 - Zurc 71
21h30 – Vitor Fernandes
23h30 – Psirico

Palco Zé Durinho – Amendoeiras
17h – Palco Livre
18h30 – Magary Lord
20h – Gabriel Fidellis
22h – Papazoni

Palco Mário Português – Marambaia
18h – Bom Balanço
19h30 – Nu Thank
21h – Fabrício Santos
22h30 – Coelho na Cartola
00h - O Talento

Tenda eletrônica – Praça Tia Deja
16h – Dj Edson / Dj Renner
18h – Cartel Pacifista / Dj Ailton Roots
20h – Dj Vanessa Figueiredo / Dj Miguel
22h – Dj Guima / Dj Leoz

SEGUNDA-FEIRA (20/3)

Palco Zé Durinho – Amendoeiras

18h – Nilson Santos
19h30 – Banda Arte
21h – Brazilian Boys
23h – Canindé

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga