» » » Melhores do Esporte reúne e premia os destaques esportivos na Bahia no ano de 2022 em noite de gala

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Com organização da Sudesb, evento lota auditório da Uneb com a presença de autoridades e expoentes do esporte baiano 


 

Os destaques do esporte baiano em 2022 foram coroados na noite desta segunda-feira, 24, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, durante o Melhores do Esporte. Promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o evento reuniu e premiou atletas, técnicos, árbitros, gestores, entidades e órgãos de imprensa relevantes no cenário esportivo no ano. 

Considerado o “Oscar” do esporte baiano, a cerimônia contou com a presença especial do campeão olímpico da canoagem Isaquías Queiroz, natural de Ubaitaba, no interior do estado, que recebeu um troféu por suas conquistas e enormes alegrias que têm garantido para a canoagem do Brasil. Também estiveram  presentes o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior, o secretário da Setre, Davidson Magalhães, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, entre outras autoridades esportivas, empresariais e políticas. Essa foi a décima edição da premiação, que não acontecia há sete anos – boa parte desse intervalo, por causa da pandemia. 

“Nós retomamos agora a atividade, homenageando todos aqueles que se envolvem na cadeia do esporte, inclusive as empresas que estão no entorno, a comunicação baiana que cobre a atividade esportiva, as equipes técnicas e os árbitros. É uma noite para festejarmos amplamente essa dimensão da participação humana na construção de dias melhores que é o esporte. É o congraçamento em ganhar, perder, sorrir e chorar, bem como uma maneira de incentivar os atletas a continuar lutando por mais e mais conquistas para a Bahia”, afirma o diretor-geral da Sudesb. 

Isaquías Queiros também foi chamado para expressar a emoção do momento. “Espero poder continuar representando mais ainda a minha Bahia. Este ano não vai ser diferente. Agradeço ao Governo da Bahia por ter me convidado para estar aqui prestigiando este evento que é muito importante para nós atletas, com o reconhecimento do nosso trabalho. O Governo está me dando todo o apoio para que eu possa me preparar o mais rápido possível porque Paris é logo ali e quero chegar bem, treinando aqui na Bahia”, pontuou o canoísta, que hoje está treinando em Ilhéus. 

Políticas públicas – O secretário Davidson Magalhães destacou o papel que têm as políticas públicas para a conquista de resultados expressivos dos atletas baianos. Ele lembrou os mais de R$200 milhões investidos em obras de infraestrutura esportiva por toda Bahia somente nestes dois últimos anos, assim como todo o apoio dado pelo Estado por meio de programas como o Bolsa Esporte e o FazAtleta, além da concessão de passagens aéreas e terrestres aos atletas e técnicos e  do fomento às inúmeras competições esportivas. 

“O evento marca um momento importante para o esporte. Estamos coroando, aqui, um trabalho estruturante na área do esporte que poucos estados possuem, com políticas sociais em todo o território, fazendo com que o esporte tenha uma importância fundamental, assim como foi para o próprio Isaquías, oriundo de um desses programas. Esse trabalho não é um esforço individual. Temos uma política de inclusão social, que amplia para o surgimento de um conjunto de talentos que não apareceriam se não fossem por essas iniciativas”, disse Davidson. 

Destaque – No primeiro momento, foram divulgados os premiados na categoria Destaque, ponto alto da festa, que é definida pela Sudesb, em reconhecimento ao talento e desempenho nas variadas competições locais, nacionais e internacionais. As instituições e os projetos que apoiam o fomento ao esporte também foram evidenciados. 

Entre eles, a atleta destaque feminina foi Lorrane Souza, de apenas 13 anos e mais uma representante da canoagem baiana. Ela foi bicampeã da Copa Brasil de Canoagem, disputada agora em abril, no Capitólio, em Minas Gerais, e convocada para treinar com a Seleção Brasileira da modalidade. Já no masculino, o remador Renê Pereira, medalhista paralímpico, foi consagrado atleta destaque masculino. 

Ainda na categoria Destaque, também foram contemplados o árbitro, Luanderson Lima, do quadro da FIFA; a Federação Baiana de Triathlon (Febatri); o evento esportivo Mulheres que Lutam, uma parceria entre a Bahiagás e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM); o Conselho Regional de Educação Física (CREF); a instituição social De Peito Aberto, parceiro da Sudesb na promoção do projeto premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) Esporte na Cidade; e a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), assim como jornalistas esportivos de TV, jornal impresso, rádios,  emissora de televisão, sites e TV WEB. Clique, aqui, e veja lista completa da categoria Destaque. 

A cerimônia teve sequência com a premiação Melhores do Esporte, sendo esta indicação feita por cada federação das diferentes modalidades esportivas praticadas no estado. Além dos atletas do masculino, do feminino e do paradesporto, cabe também às federações indicar os melhores árbitros em 2022. Também receberam o troféus os estudantes atletas que se destacaram nos jogos escolares realizados no ano passado. 

Veja lista dos premiados da noite: 

 


CATEGORIA DESTAQUE 


ATLETAS E ÁRBITROS – MELHORES DO ESPORTE 2022 

 


JOGOS ESCOLARES – MELHORES DO ESPORTE 2022 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga