» » » Volta ao trabalho presencial ganha força, inclusive para novas contratações

Siga-nos no instagram @tvconexao33

 O trabalho 100% remoto tem dado lugar ao retorno aos escritórios em grande parte das empresas

A pandemia trouxe um salto no número de vagas em sistema home office. Segundo dados*, as contratações neste formato tiveram um aumento de 140% desde 2020. No entanto, uma pesquisa recente aponta que das mais de 429 mil oportunidades abertas em 2022, somente 39,3 mil citam o trabalho remoto na descrição, o que corresponde a 9,16% do total.


A pesquisa “O Futuro do Trabalho no Brasil” *, divulgada no ano passado, confirma que a maioria dos profissionais no país já voltou de alguma forma ao trabalho presencial – 25% vão ao escritório todos os dias e 56% adotaram o trabalho híbrido. Apenas 19% seguem de forma totalmente remota. A efeito de comparação e para verificar como a adesão ao home office caiu rapidamente, 73% dos entrevistados já tinha voltado ao trabalho presencial em 2021 e 27% estavam trabalhando de forma remota.

Ou seja, os números reforçam que as empresas estão cada vez mais voltando ao presencial. “Muitos gestores acreditam que o modelo de convivência em escritório facilita a comunicação entre áreas e aumenta a interação social entre os profissionais”, explica Larissa Gonçalves, Gerente de Recursos Humanos da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país.  

“O que as empresas nos dão de feedback sobre esse retorno é que ele acontece como forma de reforço da cultura organizacional e do engajamento entre os profissionais. Muitos também notaram que, diferentemente do período de pandemia, a produtividade no home office estava caindo”, ressalta Larissa.

Equilíbrio é o grande objetivo

O tema da modalidade ideal ainda é controverso. De um lado, profissionais colocam a qualidade de vida como um fator determinante para a manutenção do trabalho remoto. “Temos candidatos que ainda recusam ofertas de emprego por não serem totalmente remotas, principalmente em funções administrativas”. Do outro lado, líderes entendem que a gestão mais próxima é um fator decisivo para melhora da produtividade.

Desta forma, o trabalho híbrido ainda permanece como o ponto de equilíbrio entre as modalidades. “O modelo que alia o presencial e o remoto se tornou uma forma de manter a sinergia entre as diferentes opiniões. Na Luandre, por exemplo, permanecemos neste modelo e percebemos que conseguimos manter a produtividade e a interação, o que é fundamental já que nosso negócio gira em torno do cuidado com as pessoas”, complementa Larissa.

*1. Emprego.com

*2. Cortex Intelligence

*3. Realizada pelo Google Workplace

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,8 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria "Temporários e Efetivos", sendo a atual vencedora.

Em 2022, foi reconhecida como “Best Work Places”, e um dos melhores Fornecedores para RH. Com soluções em Recrutamento e Seleção, Trabalho Temporário e Administração de Pessoal (Temporários e CLT), é uma consultoria referência no segmento.

Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), com estrutura e capacidade de atendimento em todo o Brasil.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga