» » » » Camaçari implanta Comitê de Homens

Foi criado na tarde desta quinta-feira (28/05) o Comitê de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, cujo objetivo é sensibilizar os homens em relação às consequências da violência contra a mulher no ambiente familiar e na sociedade de gênero através de ações preventivas e educativas.
Durante o ato, o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, lembrou a importância da iniciativa como mais um instrumento para construir uma sociedade de paz. “Não tenho medido esforços para colaborar com o enfrentamento a todos os tipos de violência. O papel dos membros do comitê e também de toda sociedade é de ser agentes multiplicadores da paz e buscarmos na família, nas religiões, em atividades culturais e esportivas fortalecimento para seguir transformando a sociedade”, disse.
Convidado especial do evento, o ex-governador da Bahia e atual vereador de Salvador, Waldyr Pires (PT), viúvo de Yolanda Pires, que dá o nome ao Centro de Referência na Atenção à Mulher falou emocionado de poder participar de mais um evento de cunho transformador para a realidade das mulheres do Município, e disse que a iniciativa do Comitê deve ser utilizada como exemplo no país.
O coordenador do Comitê é o promotor Adalto Araújo, que também participou do ato e lembrou os fatores que são necessários para promover a igualdade de gêneros, a exemplo da exposição do problema, discutir a raiz do problema na sociedade, a sensibilização dos homens, principalmente dos considerados pela justiça como agressores.
Outro integrante do Comitê é o juiz da 2ª Vara Crime de Camaçari, Wilson Gomes. Na oportunidade, ele falou da expectativa para iniciar as atividades e de que elas possam colaborar para levar mais paz às famílias. Representando a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Patrícia Lima ressaltou que o Comitê terá total apoio do órgão e servirá de exemplo de um projeto pioneiro para ser executado em outros municípios.
De acordo com a secretária da Mulher de Camaçari, Miriam Bitencourt, os encontros do Comitê acontecerão mensalmente, ocasião em que ocorrerão as discussões para definição das atividades, embora algumas já estejam programadas, a exemplo de oficinas do projeto do teatro Solidão Solidária, formação de professores da rede municipal sobre questões de gêneros, exibição de filmes e palestras nas comunidades. O regimento do Comitê será elaborado e assinado posteriormente.
A assinatura da ata de criação do Comitê aconteceu no Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires e marcou o sexto aniversário de criação do espaço que está localizado no bairro Dois de Julho. 
COMITÊ
O Comitê conta com a presença de diversos segmentos da sociedade, como os representantes do Poder Legislativo, da sociedade civil organizada, de segmentos religiosos, do Ministério Público, da 59ª Companhia da Polícia Militar de Vila de Abrantes, do 12º Batalhão de Polícia Militar, da DEAM (Delegacia Especial de Atenção à Mulher), do Poder Judiciário, da 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, do Conselho de Direito e de ONGs.
 PRESENÇAS 
Estiveram presentes no evento a primeira-dama de Camaçari, Edyla Chagas, os secretários de Governo, Sergio Paiva, do Desenvolvimento Social, Mozart Vivas e da Fazenda, Camilo Pinto, além do ouvidor Municipal, Temistocles Mattos, da diretora-presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Valentina Saraiva e da presidente do Conselho Municipal do Idoso de Camaçari, Osmarina de Carvalho.
Ainda compareceram os comandantes da 59ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Vila de Abrantes, o major Adriano Chastinet de Carvalho e do 5º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Camaçari, capitão Andrade Junior, a delegada titular da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) de Camaçari, Florisbela Rodrigues.
O líder espiritual do terreiro Lemba em Camaçari, Táta Ricardo Tavares e o Pároco da Catedral São Thomaz de Cantuária, Valmir Miranda também participaram.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga