» » Camaçari recebe o show de Roberto Mendes e Coletivo Musical dia 5 de julho

Na próxima terça (5 de julho), às 18h, o município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, vai receber o show do cantor e compositor Roberto Mendes e Coletivo Musical, com participação de Rita da Barquinha. O encontro, na Praça da Simpatia, integra o projeto Cultura em Movimento - Chulas e Xaréus do Recôncavo, que destaca a diversidade cultural baiana, reverenciando as chulas, ritmo tradicional característico das comunidades rurais do Recôncavo.
A programação inclui apresentações das manifestações culturais locais e oficinas de música e instrumentos musicais com alunos da rede municipal de ensinona Cidade do Saber. Os estudantes irão conhecer um pouco da história do povo do Recôncavo, além de participar de atividades práticas, como confecção de instrumentos e tipos de som, com o intuito de contribuir para a valorização, preservação e formação cultural dos jovens participantes do projeto.
“O projeto traz novas experiências no esforço de reconstituir e interpretar o passado, de modo mais profundo e multilateral. A cultura é a base de um povo. Por isso, precisamos estimular os nossos jovens desde cedo a conhecer e a expandir a cultura que ele aprendeu na sua terra”, relata o idealizador Roberto Mendes.
Além da programação artística e cultural, a Casa dos Sete - Projetos e Produções apresenta o “Memórias Compartilhadas”, com a gravação de vídeos-depoimentos de  pessoas representativas da cultura local e de linguagens artísticas e culturais que queiram compartilhar suas histórias,  saberes e fazeres na comunidade local e sua relação com a cidade. 
Produzido e elaborado pela Casa dos Sete – Projetos e Produções, o projeto tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio cultural da Rede Bahia.
Os próximos encontros acontecem dias 12 e 19 de julho, nos municípios de São Francisco do Conde e Simões Filho (Mapele). A abertura do projeto reuniu mais de 500 pessoas, no Palacete das Artes, dia 14 de junho, e contou com as participações especiais dos cantores Lazzo e Raimundo Sodré. 
Sobre Roberto Mendes - O músico, cantor, compositor e pesquisador santamarense Roberto Mendes é um dos maiores divulgadores da cultura rítmica do Recôncavo e de Santo Amaro, desenvolvendo contínuos projetos e encontros com pessoas do saber e fazer popular da região. Com mais de 30 anos de carreira, Roberto Mendes já teve suas composições gravadas por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, além de muitos outros. Em seu mais recente trabalho, Cidade e Rio, tem como convidados Guinga, Alcione, Lenine, Mário Ulloa, Marco Pereira e Pedro Luiz e a presença de seu parceiro constante, Jorge Portugal. O novo disco (ainda inédito), Chulas e Xaréus do Recôncavo, também dá nome ao show. No repertório, Roberto entoa xaréus, canto de puxada de rede, feitos em parceria com Nizaldo Costa, Capinan e Jorge Portugal. Ele também revisita suas composições, canta as tradicionais chulas do Recôncavo Baiano e assim expõe no palco sua relação com o tempo. 

PROGRAMAÇÃO
05/07 – Camaçari
10h e 11h - Oficinas culturais com alunos da rede municipal de ensino
17h30 - Palestra de Roberto Mendes
18h às 19h20 - Show de Roberto Mendes, Coletivo Musical e Convidados
19h30 às 20h30 - Apresentações das manifestações culturais locais
 
12/07 - São Francisco do Conde
10h e 11h - Oficinas culturais com alunos da rede municipal de ensino
17h30 - Palestra de Roberto Mendes
18h às 19h20 - Show de Roberto Mendes, Coletivo Musical e Convidados
19h30 às 20h30 - Apresentações das manifestações culturais locais
 
19/07 - Simões Filho/Mapele
10h e 11h - Oficinas culturais com alunos da rede municipal de ensino
17h30 - Palestra de Roberto Mendes
18h às 19h30 - Show de Roberto Mendes, Coletivo Musical e Convidados
19h30 às 20h30 - Apresentações das manifestações culturais locais
 
SERVIÇO:
Projeto Cultura em Movimento, com Roberto Mendes
Produção: Casa dos Sete – Projetos e Produções
www.culturaemmovimento.com.br

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga