» » » Costa de Camaçari rende homenagens à Yemanjá

A comunidade de Arembepe, localizada na Costa de Camaçari, amanheceu em festa. É que este sábado, 2 de fevereiro, é dia de saudar Yemanjá. A tradicional comemoração, que acontece há mais de 30 anos, reuniu populares, pescadores, devotos e autoridades que foram render homenagens à Rainha do Mar.
O prefeito Elinaldo Araújo esteve presente na festividade e prestou os parabéns à comunidade de Arembepe por manter viva esta tradição. “É em momentos como esse que renovamos a fé, item fundamental para seguirmos a nossa jornada. Hoje, estou aqui mais para agradecer do que para pedir. Mas, não posso deixar de rogar à Yemanjá que nos abençoe e fortaleça”, destacou o gestou municipal.
                                     
 As comemorações começaram às 4h30, com a alvorada de fogos de artifício. Em seguida, com os balaios contendo os presentes já prontos, os participantes deram início ao cortejo, que deu a volta na Praça Salustiano Santiago de Souza (antiga das Amendoeiras) ao som de bandas de sopro. Logo após, se dirigiram à frente da Igreja de São Francisco de Assis, onde se concentraram para depois seguir com as oferendas aos barcos ancorados na Praia do Porto, de onde saíram para o alto mar para depositar os balaios.
 O dia 2 de fevereiro também foi comemorado em outras duas localidades da Costa de Camaçari, Jauá e Itacimirim. Nessas comunidades, também ocorreram alvorada e procissão marítima para a entrega dos presentes à Rainha do Mar.
Os eventos são realizados pela Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, em conjunto com a Comissão Organizadora do Presente de Yemanjá das localidades.

Foto: Kelvi Lima

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga